Projeto inovador valoriza e promove o bem-estar dos colaboradores das IPSS’s depois da dura luta contra a pandemia

19 Maio 2023

É uma resposta verdadeiramente inovadora, inspiradora e exemplar. A Câmara Municipal de Moimenta da Beira, em parceria com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, vai avançar com um projeto para combater o impacto da pandemia nos colaboradores das IPSS’s. Trata-se de uma resposta excecional que envolve uma panóplia de atividades de promoção e valorização do bem-estar físico, mental e social, e da auto-estima dos profissionais do setor. Os tempos da pandemia de covid-19 foram duríssimos, e os colaboradores das IPSS’s muito afetados.

O projeto chama-se ‘Harmoniza-te’ e algumas das suas medidas avançam já: as sessões motivacionais e de relaxamento, já marcadas para começar na próxima segunda-feira, 22 de maio; e a redução do valor das taxas nos equipamentos desportivos e similares para todos os colaboradores das IPSS’s.

“Constatamos uma nova realidade e vamos já começar a combatê-la. Na verdade, a pandemia de covid-19 obrigou as IPSS´s a trabalhos e preocupações novas, e durante cerca de 3 anos exigiu um esforço e um desgaste, por vezes extenuante, levando os seus colaboradores, em muitos casos, ao limite das suas capacidades físicas e psicológicas. A resposta que criamos com o projeto ‘Harmoniza-te’ vai ajudar muito”, argumenta e assegura Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal.

“As IPSS´s, tal como as conhecemos, sempre centraram com mérito e distinção as suas preocupações nos idosos, isso é comprovado pelas atividades, cuidados, tratamentos, entre outros, que estas instituições oferecem aos seus utentes. O objetivo continuará a ser sempre manter essa qualidade e quantidade de serviços. Porém, urge agora ‘olhar’ e ‘cuidar’ de quem se preocupa e trata dos nossos idosos, sendo que um serviço de qualidade nestas instituições depende e muito da competência, satisfação e motivação dos seus colaboradores. O desgaste resultante desta profissão (desgaste físico, horários exigentes e responsabilidades acrescidas), para além de estar a ‘pesar’ nos colaboradores, está também a dificultar a contratação de novos colaboradores, pelas adversidades já elencadas”, explica o autarca.