No ano da conclusão (prazo previsto, 30 de junho) das obras de reconversão do bar e balneários em Centro de Acolhimento ao Turista de Natureza, na Praia Fluvial de Segões, a Quercus atribui o galardão ‘Praia com Qualidade de Ouro 2023’ às suas águas balneares. Mais nenhuma ‘praia fluvial’ do distrito de Viseu recebeu tal honraria.
Para obter a classificação de praia com "Qualidade de Ouro", a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água "excelente" na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última e todas as análises realizadas na última época balnear (2022) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos.
“À boa nova das obras que lá decorrem, cujo prazo de conclusão previsto é o próximo dia 30 de junho, junta-se agora esta da qualidade máxima das suas águas. São duas boas notícias que podemos e devemos divulgar com orgulho. A Praia Fluvial de Segões vê uma vez mais reconhecido o seu valor. Trata-se de um belíssimo espaço de veraneio, um dos mais aprazíveis do concelho e da região”, enfatiza o Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo.
Para esta época balnear 2023, a Quercus, Organização Não Governamental de Ambiente, atribuiu o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” a 393 praias nacionais, menos 47 do que em 2022. Das 393 praias galardoadas, 327 são costeiras, 56 interiores e 10 de transição. Todas as regiões do país apresentam descidas no número de praias distinguidas, sendo a Região Norte, onde se inclui a de Segões, a que registou a maior queda. A região Tejo e Oeste é a que reúne um maior número de praias galardoadas (98), seguida da região do Algarve, com 85.