Paulo Sanches conquista prémio em Espanha

07 Maio 2023

A Federação das Associações Astronómicas de Espanha distinguiu Paulo Sanches com o “Premio FAAE a la Divulgación Astronómica 2022”, na categoria “Innovación en la divulgación de la Astronomía”. O galardão, entregue durante o XXV Congresso Estatal de Astronomia que se realizou em Zaragoza, valoriza e reconhece o trabalho que Paulo Sanches tem vindo a realizar no âmbito educativo (Clube das Ciências) e ainda o esforço que empreende em prol da união de amadores da astronomia de Espanha e Portugal.

Já em 2019, mas em Portugal, a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica “Ciência Viva” distinguiu-o com o “Prémio Ciência Viva - Associação Mutualista Montepio - Educação 2019”, e, em 2020, a Comissão Editorial da Casa das Ciências com o prémio “Professor do Ano”, em reconhecimento do seu mérito como docente e da sua disponibilidade de partilhar a experiência com os colegas, os alunos e a comunidade em geral. Em 2021, mais uma distinção ao ser eleito “Personalidade do Ano 2020”, conquistando o Prémio Anim’arte, que homenageia e reconhece a atividade cultural e artística da região de Viseu, sobretudo premiando homens e mulheres que se evidenciaram nas mais diversificadas áreas científicas, artísticas, culturais e sociais.

Paulo Sanches é um apaixonado pela Astronomia e um excecional divulgador da cultura científica e tecnológica em Portugal. Em Moimenta da Beira, onde é professor de Física e Química na Secundária local, desde 1998, e ali fundador do Clube das Ciências no ano seguinte, tem organizado e dinamizado um sem número de eventos científicos, entre eles a maior “Concentração de Telescópios” que se realiza em Portugal, e é ainda o criador de um originalíssimo “Sistema Solar à escala do Concelho” implantado em Moimenta da Beira.

Testemunhando o incansável trabalho de Paulo Sanches como divulgador de Ciência, o Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo felicita-o pelo prémio atribuído por uma prestigiada instituição de Espanha de divulgação de astronomia. “O Professor Paulo Sanches está connosco há muitos anos e é um brilhante cidadão que muito tem prestigiado Moimenta da Beira. Estamos muito felizes pela distinção que acaba de receber. É mais uma entre tantas”, sublinha o autarca.