Dia Internacional da Língua Materna

21 Fevereiro 2023

Celebra-se hoje, 21 de fevereiro, o Dia Internacional da Língua Materna, efeméride que visa promover, preservar e proteger todas as línguas faladas pelos povos em todo o mundo.

Foi proclamado pela Conferência Geral da Unesco, em novembro de 1999, e, desde 2000, que se comemora este Dia Internacional com o objetivo de promover a diversidade linguística e cultural e o multilinguismo.

O português é a língua oficial de 8 países. A comunidade lusófona abrange entre 190 a 230 milhões de pessoas, espalhadas por países de quatro continentes.

Estimam-se em quase 6000 as línguas faladas no mundo, mas cerca de metade está perto da extinção. Assinale-se que o português não faz parte deste conjunto dado que se crê ocupar a 6ª posição na lista dos idiomas mais falados no mundo, com mais de 200 milhões de falantes.

A língua materna é a língua que, quando nós nascemos, começamos a aprender. Ela é importante para a sabedoria da criança. Devemos sentir orgulho na nossa língua e procurar conhecê-la bem! Ela é uma parte essencial da nossa identidade.

"Saudemos a nossa língua tão eloquentemente bem representada, difundida e preservada na obra imensa dos nossos escritores: Aquilino Ribeiro, Luís Veiga Leitão, Eduardo Salgueiro, Afonso Ribeiro, entre tantos outros", enfatiza o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo.

Imagem: D.R.