Feira de S. Francisco, onde se come a ‘marrã’, está de regresso. É nos dias 3 e 4 de outubro

29 Setembro 2022

Depois de dois anos de interregno, devido à pandemia de covid-19, a Feira de S. Francisco está de regresso. Vai realizar-se, como sempre, nos dias 3 e 4 de outubro, nas proximidades do cruzamento de S. Francisco, perto do convento homónimo, na confluência das estradas nacionais 226 e 323, em terrenos da freguesia dos Arcozelos, Moimenta da Beira.

Trata-se de uma feira que evoca tradições arreigadas no povo, algumas delas vincadas na obra de mestre Aquilino Ribeiro. É ali que se come a ‘marrã’, carne fresca de porco, torresmos de sabor inigualável. Tudo ao som de grupos de concertinas.

S. Francisco é o santo protetor dos animais e padroeiro da ecologia. A Feira, que se realiza desde tempos imemoriais, serve também para marcar o fim das colheitas.