Balcão Móvel BUPi esta semana em Peva e Vila da Rua

12 Setembro 2022

Com o objetivo de aproximar o serviço aos cidadãos, o Balcão Móvel BUPi vai percorrer novamente as freguesias do concelho de Moimenta da Beira. A funcionar desde o passado mês de junho, este espaço de atendimento permite identificar as suas propriedades de forma simples e gratuita e, assim, conseguir garantir a titularidade dos seus terrenos e marcar os seus limites.

Assim, durante esta semana, o Balcão Móvel BUPi vai deslocar-se de novo às freguesias de Peva e Vila da Rua, e nas próximas semanas às freguesias de Baldos, Caria, Sever, Passô, Arcozelos e Castelo. Para uma melhor coordenação, é recomendada a todos os interessados a realização de marcação prévia para atendimento, junto das respetivas Juntas de Freguesia ou Câmara Municipal.

Além dos Balcões Móveis, mantém-se disponível o Balcão BUPi, no edifício da Câmara Municipal, com um serviço fixo permanente, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 16h00, sendo recomendada a realização de marcação prévia para atendimento. Todas as dúvidas podem ser colocadas através do endereço de e-mail bupi@cm-moimenta.pt ou pelo telefone 254 520 070. Os proprietários podem ainda consultar o site https://bupi.gov.pt/, onde obtêm toda a informação necessária sobre o processo.

CALENDARIZAÇÃO (setembro)

Carapito – Atendimento nos dias 1 e 2 de setembro de 2022, na Junta de Freguesia;
Sarzedo – Atendimento nos dias 1 e 2 de setembro de 2022, na Junta de Freguesia;
Moimenta da Beira – Atendimento na semana de 5 a 8 de setembro de 2022, na Junta de Freguesia;
Fornos – Atendimento no dia 9 de setembro de 2022, na Junta de Freguesia;
Cabaços – Atendimento na semana de 5 a 9 de setembro de 2022, na Junta de Freguesia;
Peva – Atendimento na semana de 12 a 16 de setembro de 2022, na Junta de Freguesia;
Vila de Rua – Atendimento na semana de 12 a 16 de setembro de 2022, na Junta de Freguesia;
Baldos – Atendimento na semana de 19 a 23 de setembro de 2022, na Junta de Freguesia;
Caria – Atendimento na semana de 19 a 23 de setembro de 2022, na Junta de Freguesia;
Sever – Atendimento na semana de 19 a 23 de setembro de 2022, na Junta de Freguesia;
Passô – Atendimento na semana de 26 a 30 de setembro de 2022, na Junta de Freguesia;
Arcozelos – Atendimento na semana de 26 a 30 de setembro de 2022, na Junta de Freguesia;
Castelo – Atendimento na semana de 26 a 30 de setembro de 2022, na Junta de Freguesia.

Porque deve marcar os seus terrenos no BUPi?
> Porque pode fazê-lo de forma gratuita;
> Porque sempre que haja lugar a um Registo na Conservatória, seja por herança, compra e venda, doação ou outro ato, é obrigatório a apresentação do mapa obtido no BUPi;
> Porque ajuda na gestão do território rústico concelhio (e português), contribuindo para um melhor ordenamento do território.

Porque deve registar os seus terrenos?
> Para garantir os seus direitos de propriedade. A inscrição dos terrenos nas Finanças não é suficiente para garantir a proteção dos seus direitos de propriedade. Para isso, precisa de fazer o registo na Conservatória do Registo Predial, mas que obrigatoriamente tem que apresentar a localização da sua propriedade, obtida do BUPi;
> Porque o primeiro registo predial é gratuito durante os próximos 3 anos.

PROTEGER O SEU TERRENO É SIMPLES E NÃO CUSTA NADA!
A sua história está escrita nos seus terrenos. São marcos que só você conhece e a terra que mais ninguém pisa. Por isso, proteger as suas raízes e valorizar o seu legado está nas suas mãos!