Fundação Aquilino Ribeiro no roteiro literário “Casas de Escritores”

29 Agosto 2022
Gabinete de Comunicação CMMB

O “All About Portugal” preparou um roteiro literário para percorrer Portugal e explorar as “Casas de Escritores” de grandes personalidades da literatura portuguesa. A Fundação Aquilino Ribeiro (FAR) - Casa Museu - Biblioteca, em Soutosa, Moimenta da Beira, é uma delas, que pode visitar, apreciar e explorar em qualquer altura do ano.

A FAR, que já integra o projeto “Escritores a Norte”, da Direção Regional de Cultura do Norte, é uma instituição de utilidade pública, sem fins lucrativos, que tem por nobre missão a promoção e divulgação da obra de Mestre Aquilino Ribeiro. Está sediada numa casa que pertenceu ao pai do escritor e foi depois segundo lar do autor de Terras do Demo, que a ela regressava nos meses de verão, quando migravam os cucos e lhe recordavam que "estão a findar os meus ócios e também eu tenho de me separar das aves que são sedentárias, das minhas árvores".