Presidente da Câmara ao jornal Expresso

29 Julho 2022

A propósito das pedreiras (ilegais) e do licenciamento da atividade, o Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, entrevistado pelo semanário Expresso, sublinha a mais-valia da exploração e transformação (legal) desta matéria-prima tão importante para o concelho, declarando que: '(…) O granito é abundante e é no concelho que está o líder ibérico na exploração e transformação: a Polimagra, que explora e transforma a pedra “de acordo com as regras e alto valor acrescentado”, destaca Paulo Figueiredo, presidente da autarquia. “Dinheiro que fica no concelho, ao contrário de outros, que apenas levam os recursos”. O autarca reconhece que, “depois de Borba, os industriais aprenderam a lição”. Não tem havido acidentes “nem novos licenciamentos”, existem “medidas coercivas para quem não cumpra critérios ambientais”. Há “proveitos fabulosos e os industriais podem aplicar algum dinheiro na recuperação da natureza”, exige o edil. Que, tal como professor da UE, defende o reordenamento das pedreiras, que “levam vantagem sobre o ambiente”'.

O texto na íntegra pode ser lido na edição impressa saída hoje, 1º caderno (caderno principal), páginas 6 e 7, ou na edição online (paga).

expresso