Símbolos da ‘Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023’ acolhidos em Moimenta da Beira

22 Julho 2022

Está a decorrer a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Moimenta da Beira. A cruz e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani foram recebidos ontem à noite, quinta-feira, pelos jovens da vila, pelo executivo municipal e também por outros grupos de pessoas.

Depois de uma noite de oração na Igreja Paroquial, em Moimenta da Beira, os símbolos foram recebidos esta sexta-feira, 21 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Na receção marcaram presença o Presidente da Autarquia, Paulo Figueiredo, os Vereadores em permanência António Caiado, Mónica Gertrudes e Hugo Bondoso, elementos do corpo ativos dos Bombeiros e vários funcionários municipais. A Orquestra CemNotas abrilhantaram o momento.

“A Jornada Mundial da Juventude é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Santo Padre. É simultaneamente uma peregrinação, uma festa da juventude, uma junção da igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo. Apresenta-se como um convite de uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Uma identidade claramente católica, é aberta a todos quer estejam mais próximos ou mais distantes da igreja” afirmou Paulo Figueiredo, o autarca-presidente.

Durante a manhã, os símbolos foram ainda acolhidos no quartel dos Bombeiros Voluntários, regressando à Igreja Paroquial, transportados pelos homens da paz, onde foi celebrada a eucaristia. À tarde, a peregrinação rumou até à Artenave, GNR, Junta de Freguesia local, Convento e o monumento de Nossa Senhora de Fátima, entre outros locais e instituições.

Os símbolos da jornada mundial da Juventude despedem-se de Moimenta da Beira às 21 horas desta sexta-feira. Na vigília de oração, que vai decorrer em frente à Câmara Municipal, estará presente o Bispo de Lamego, António Couto. A peregrinação prossegue para a zona pastoral de Tabuaço.

Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou a quase 90 países.

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro internacional dos jovens de todo o mundo com o líder da Igreja Católica, o qual acontece a cada dois, três ou quatro anos. A próxima acontece em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

Mais informações sobre a JMJ Lisboa 2023 em: https://lisboa2023.org/pt/