Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude passa em Moimenta da Beira

20 Julho 2022

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão ser acolhidos esta quinta e sexta-feira, 21 e 22 de julho, na zona Pastoral de Moimenta da Beira, depois de terem passado por Armamar, Tarouca, Lamego, Resende, Cinfães, Castro Daire e Vila Nova de Paiva, em forma de peregrinação. A cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani chegaram à Diocese de Lamego no dia 2 de julho e estão percorrer as 14 zonas pastorais da Diocese até 31 deste mês.

O programa da Peregrinação dos Símbolos da JMJ em Moimenta da Beira inicia-se às 20 horas desta quinta-feira, 21 de julho, em Leomil, com a receção dos símbolos. Às 21 horas será feito o acolhimento e a inauguração do outdoor da JMJ, em frente à Escola Secundária, prosseguindo às 23 horas para a Igreja Paroquial de Moimenta da Beira para uma noite de oração até às 5h da manhã.

Na sexta-feira, 22 de julho, às 5h da manhã, será realizada uma caminhada até a Capela do Mártir, passando pela Capela da Senhora do Amparo. Às 7h30 segue-se a visita a Fornos e caminhada até à Orada de Nossa Senhora. Pelas 9 horas, os símbolos serão acolhidos no salão nobre da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e às 9h30 segue-se a visita aos Bombeiros Voluntários. Às 10h30 os símbolos regressam à Igreja Paroquial onde às 11 horas será celebrada a Eucaristia prosseguindo com o descerramento da lona da Igreja. As atividades retomam à tarde às 14h com as visitas à instituição Artenave e ao quartel da GNR. Pelas 16 horas haverá um workshop com os adolescentes e ATLs. Às 18 horas, o monumento de Nossa Senhora de Fátima recebe a recitação do terço e uma hora depois será realizada uma visita à Junta de Freguesia de Moimenta da Beira. Às 19h30 será efetuada uma oração mariana no Convento Beneditino de Nossa Senhora da Purificação e pelas 21 horas decorrerá a Vigília de Oração e a entrega dos Símbolos à zona pastoral de Tabuaço, encerrando, assim, a peregrinação em Moimenta da Beira.

A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina foi confiada por João Paulo II, em 1984, aos jovens para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, já percorreu os cinco continentes e quase 90 países. Desde 2000 que a Cruz peregrina é acompanhada pelo ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone, com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens.

Os símbolos da JMJ estão em cada diocese durante um mês e a última a recebê-los será Lisboa, que de 1 a 6 de agosto de 2023 vai acolher mais de um milhão de jovens para a Jornada Mundial da Juventude, que será encerrada pelo Papa.