Passar para o Conteúdo Principal

Concentração de Telescópios cada vez mais visível nos média

Imagem 1 980 2500
27 Maio 2022

A maior concentração de telescópios que se realiza em Portugal decorre este fim-de-semana de 28 e 29 de maio, em Moimenta da Beira. A 7ª edição, que vai contar com a presença recorde de mais de 300 participantes, entre os quais mais de 30 estrangeiros de vários países, e mais de 140 telescópios, é também a mais mediatizada de sempre pelos órgãos de comunicação social nacionais como a RTP, Lusa, TSF, e regionais. 

O programa inclui documentários, palestras sobre o universo, tertúlias astronómicas, uma visita ao Sistema Solar, intercâmbio Ibérico, observações solares e noturnas do espaço celeste, momentos musicais e uma visita cultural.

Paulo Sanches, o organizador e a alma do evento que criou em 2009, no âmbito do Clube das Ciências da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira, relembra que a promoção desta iniciativa tem como principais objetivos: divulgar a Astronomia junto da Comunidade; concentrar o maior número de Telescópios num só evento ou local; dar a conhecer o Céu “escuro” da região; promover o Concelho de Moimenta da Beira a nível nacional e internacional e permitir o conhecimento e convívio entre Astrónomos portugueses e estrangeiros.

Toda a informação sobre esta iniciativa está disponível no site:

https://sites.google.com/escolasmoimenta.pt/telescopios2022/programa

rtp