A internacionalização da Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira, dias 28 e 29 de maio

09 Maio 2022
Gabinete de Comunicação CMMB

É a maior concentração de telescópios que se realiza em Portugal e, este ano (7ª edição), volta a crescer e a querer superar todas as expetativas, já que promete ser a mais concorrida em número de participantes e de telescópios. “Até à data de hoje estavam inscritos no site da Concentração 261 participantes e 114 telescópios”, informa a organização.

É também a primeira vez que o evento se internacionaliza, inscrevendo no programa astrónomos e associações de Astronomia de Espanha, França e Países Baixos, além de um cientista astrofísico mexicano que virá da Alemanha (Munique).

A Concentração de Telescópios, que inclui documentários, palestras sobre o universo, tertúlias astronómicas, uma visita ao Sistema Solar, intercâmbio Ibérico, observações solares e noturnas do espaço celeste, momentos musicais e uma visita cultural, está de regresso a Moimenta da Beira no fim-de-semana de 28 e 29 de maio deste ano de 2022. A iniciativa conta com o apoio do Município de Moimenta da Beira, da Juntas de Freguesia de Moimenta da Beira e Cabaços, Comissão do São Torcato, Associação de Pais do Agrupamento de Escolas, entre outras entidades e empresas.

Paulo Sanches, o organizador e a alma do evento que criou em 2009, no âmbito do Clube das Ciências da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira, relembra que a promoção desta iniciativa tem como principais objetivos: divulgar a Astronomia junto da Comunidade; concentrar o maior número de Telescópios num só evento ou local; dar a conhecer o Céu “escuro” da região; promover o Concelho de Moimenta da Beira a nível nacional e internacional e permitir o conhecimento e convívio entre Astrónomos portugueses e estrangeiros.

Um sublinhado para o nível científico das conferências e dos seus palestrantes: 1) Alexandre Cabral, do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, falará da “Astronomia XXL”; 2) Gerardo Ávila, físico pela Universidad Autónoma do México, que trabalhou no Laboratório de Relógios Atómicos, em Orsay, França, e no European Southern Observatory (ESO), em Munique, Alemanha, contará a sua experiência profissional e pessoal “Treinta años de instrumentación en la ESO: una experiencia personal”; 3) José Matos, da Associação de Física da Universidade de Aveiro, e divulgador e formador na área da astronomia, com formação em Astronomia na Universidade Central de Lancashire, em Preston, no Reino Unido, falará dos “Murmúrios da Terra”.

Os locais de realização da Concentração de Telescópios decorrerão entre o Pavilhão Municipal, o recinto do Santuário de São Torcato, nas proximidades da aldeia de Cabaços, onde será realizada a observação noturna do céu com telescópios, aberta a toda a comunidade a partir das 21:30, e a Escola Secundária.

Toda a informação sobre esta iniciativa está disponível no site: