Plano de vacinação em Moimenta da Beira

02 Julho 2021

Da Autoridade de Saúde local chegou a Nota Informativa, que se divulga.

O Plano de Vacinação contra a Covid-19, que arrancou em Portugal em dezembro de 2020, continua a bom ritmo.

A vacinação contra a Covid-19 ocorre quer por agendamento, feito pelo centro de saúde, quer por auto-agendamento, a efetuar no site da vacinação contra a Covid.19. Para as pessoas com 45 anos ou mais, também passa a estar disponível a modalidade “Casa Aberta”, ou seja, podem deslocar-se ao Centro de Vacinação de Moimenta da Beira para receber a 1ª dose, sem agendamento prévio.

Para o sucesso do Plano de Vacinação em Moimenta da Beira precisamos da colaboração de todos, inclusive dos utentes, pelo que:

Se tem 30 anos ou mais e ainda não foi contactado pela sua unidade de saúde para agendar a vacinação, é possível que os seus contactos telefónicos não se encontrem atualizados, pelo que deverá contactar o centro de saúde para os verificar e atualizar – só assim poderá ser convocado para a vacinação;

Se tem 30 anos ou mais, também pode proceder ao auto-agendamento através do site da vacinação contra a Covid-19 (disponível em: https://www.sns.gov.pt/vacinacaocovid19/);

Se tem 45 anos ou mais e não foi infetado pela Covid-19 nos últimos 6 meses, pode deslocar-se ao Centro de Vacinação de Moimenta da Beira para receber a 1ª dose da vacina, mesmo sem agendamento prévio, durante o seu período de funcionamento.

A semana que se inicia a 4 de julho é a data estimada para o início da vacinação, por ordem decrescente, da faixa etária dos 18 aos 29 anos.

A vacinação desta faixa etária será feita através da mesma forma, com os utentes a serem contactados pela sua unidade de saúde, sendo que o auto-agendamento ficará, gradualmente, disponível até aos 18 anos.

Ser vacinado contra a Covid-19 garante uma proteção adicional contra a doença e as suas complicações, não dispensando as medidas de proteção individual já amplamente divulgadas: higiene das mãos, etiqueta respiratória, uso de máscara e distanciamento físico.

Aguardamos o seu contacto. Vacine-se, por si, por todos!

Contactos:

USF Aquilino Ribeiro