“Nós, jovens, conseguimos mudar as coisas muito mais do que imaginamos”

01 Março 2021
Gabinete de Comunicação CMMB

A Maria Alhais, que foi aluna no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, do 8º até ao 12º ano, e estuda atualmente na Universidade de Aveiro, no 3° ano de Línguas e Relações Empresariais, gravou um vídeo inspirador a apelar aos jovens, como ela, para se juntarem a causas nobres, no caso, dos direitos humanos, e para se associarem ao seu Encontro (online) de Jovens AGIR PELOS DIREITOS HUMANOS 2021#maltativista, no próximo dia 9 de março, das 20h30 às 21h30. Fá-lo, em nome do Grupo de Viseu da Amnistia Internacional.

“Será uma hora em que te vamos dar a conhecer um caso da Amnistia e onde poderás participar com as tuas ideias, as tuas sugestões e a tua ação pelos direitos humanos”, antecipa a jovem ativista de 21 anos. “Nós, jovens, conseguimos mudar as coisas muito mais do que imaginamos”, afirma.

A Maria Alhais é uma inspiração para os jovens. Acredita que, como ativista, consegue fazer a diferença na vida das pessoas. Sabe que, com pequenos gestos, com pequenas ações, consegue ajudar o mundo a tornar-se “melhor e mais bonito”. E fica feliz que ela, e muitos mais, trabalham continuamente “para tornar este mundo mais justo, mais igualitário e mais feliz para todos aqueles que precisam”.

Desse ativismo para um mundo melhor, tem dado provas suficientes e cabais. Enquanto foi estudante em Moimenta da Beira esteve sempre empenhada na comunidade local, participando em muitos trabalhos solidários da escola. Fez parte do projeto do Banco Alimentar; participou nas recolhas de géneros nos supermercados de Moimenta da Beira; esteve envolvida no Parlamento Jovem, no Parlamento Europeu de jovens; no Erasmus KA+2.

Colaborou em várias iniciativas da Amnistia Internacional Portugal, dinamizando muitas atividades na escola extensíveis à comunidade local, como por exemplo o maior evento de direitos humanos, a Maratona de Cartas. Assinalou com o Município de Moimenta da Beira as "Cidades pela vida, cidades contra a pena de Morte", iluminando com velas a escadaria frontal da Câmara Municipal, etc.

Inscrições para o Encontro (online) aqui

Visualizar vídeo em baixo