A informação da Saúde que chega agora atempada; a vacinação já no terreno; e o regresso do ensino presencial, mas só quando for possível

18 Fevereiro 2021
Gabinete de Comunicação CMMB

É mais uma entrevista do Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira à Rádio Riba-Távora. Esta, em tom claramente mais tranquilo, tendo em conta a melhoria significativa dos números da pandemia.

E nesta onda positiva, José Eduardo Ferreira releva a informação epidemiológica fornecida pela Autoridade de Saúde que agora chega atempada, o que permite à equipa multidisciplinar um trabalho no terreno com grande eficácia. “Os dados das pessoas infetadas e dos contactos de risco são fornecidos no próprio dia, isso permite a nossa intervenção de imediato “, explica o autarca.

Sobre a vacinação, que arrancou na terça-feira passada, José Eduardo Ferreira diz que o processo “correu muito bem”. Havia uma lista com os nomes de 300 cidadãos com mais de 80 anos que tinham de ser vacinados na terça e quarta-feira, e foram. “Não podia ter corrido melhor”. Hoje (e amanhã prossegue) arrancou a vacinação dos cidadãos que têm mais de 50 anos e com determinadas patologias “e tudo também está a correr pelo melhor”. A inoculação, daqui para a frente, vai continuar de acordo com a disponibilidade de vacinas.

Relativamente ao regresso do ensino presencial, José Eduardo Ferreira deseja que aconteça “o mais depressa possível”, mas só quando todas as condições estiverem asseguradas. E esse regresso, defende o Presidente da Câmara “deve ser feito de forma gradual, porventura começando pelos mais pequeninos”.

Foto: DR