Passar para o Conteúdo Principal

Informação Epidemiológica – 01 de fevereiro de 2021

01 Fevereiro 2021

O Município de Moimenta da Beira informa que mais 92 casos de covid-19 foram confirmados nas últimas 24 horas, situação que lamenta profundamente.

Porém, é preciso esclarecer que muitos dos casos positivos que são confirmados hoje pela Autoridade de Saúde, dizem respeito a cidadãos que podem não residir no concelho de Moimenta da Beira, apenas aqui mantendo o seu registo nacional de utentes. Por esta razão, muito provavelmente vários destes casos positivos serão retirados nos próximos dias ao total acumulado.

Na verdade, segundo o que conseguimos apurar, no dia de ontem apenas se terão registado 12 casos, sendo os restantes também originados por casos acumulados e eventualmente resultantes dos erros atrás referidos.

A este propósito, convém citar o ACES Douro Sul: “Dado o aumento de casos confirmados no ACES Douro Sul, a partir da data de hoje a metodologia de recolha de dados deste boletim passa a ser a mesma que o nível regional adota. Assim, haverá maior dinâmica nos dados apresentados, uma vez que pode haver necessidade de atualização dos dados demográficos à posteriori (por exemplo, atualização de residência, alteração da morada de ocorrência). Por outro lado, mais rapidamente são apresentados os casos confirmados e o valor é mais aproximado do valor real. Esta alteração na metodologia e nas plataformas usadas na recolha de dados levou ao aumento abrupto na apresentação de casos confirmados à data de hoje.

Os valores de casos confirmados são cumulativos. Podem existir contactos em vigilância por Autoridades de Saúde de outros ACES (contactos de casos confirmados com residência fora do ACES Douro Sul) que não integram estes valores”.

Apesar de tudo, o Município de Moimenta da Beira reforça o apelo ao cumprimento escrupuloso de todas as medidas restritivas no âmbito do novo confinamento geral, entre elas o dever geral de recolhimento domiciliário e a proibição de acesso a espaços públicos.

Ainda no contexto da atual crise pandémica, reitera-se igualmente a necessidade de limitar os contactos ao agregado familiar, reduzir as deslocações ao essencial, usar máscara de proteção, manter o distanciamento físico, lavar as mãos e cumprir etiqueta respiratória.

Se se sentir doente e com sintomas como tosse, febre ou falta de ar, fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Relembramos também que a nossa equipa multidisciplinar está sempre disponível para o ajudar. Temos ainda a Linha de Apoio: 254 520 108.

Manifestamos enorme apoio e solidariedade a quem neste momento sofre e a todos os seus familiares, amigos e toda a comunidade, e asseguramos que tudo está a ser feito para que seja rápido o regresso à normalidade que todos desejamos.

Pelo futuro de todos nós, seja prudente! Cuide de si, cuide de todos!

Muito obrigado.