Passar para o Conteúdo Principal

Informação Epidemiológica – 29 de janeiro de 2021

29 Janeiro 2021

Informamos que mais 16 casos de covid-19 foram confirmados nas últimas 24 horas, situação que lamentamos muito.

Tal como ontem afirmamos, a propósito da qualidade desta informação, que é oficial e a única validada pela Unidade de Saúde Pública do ACES Douro Sul, o Município de Moimenta da Beira não se pode responsabilizar, já que aqueles serviços têm vindo, manifestamente a perder capacidade e qualidade. Ainda assim, e porque se trata da única informação oficial que nos é transmitida, continuaremos (pelo menos por enquanto) a divulgá-la diariamente, como aliás sempre sucedeu.

Voltamos a alertar para a situação epidemiológica que se mantém muito difícil, crítica mesmo, situação que deve obrigar a população a comportamentos sérios e responsáveis de combate contra esta epidemia que tanto nos afeta.

Vamos por isso cumprir, de forma escrupulosa, todas as regras aconselhadas pela DGS: o uso da máscara; o distanciamento físico; a lavagem e desinfeção recorrente das mãos, entre outras práticas simples mas fundamentais para diminuir o risco de propagação do novo coronavírus. A estas medidas devemos ainda acrescentar outros procedimentos: a desinfeção frequente das superfícies em que tocamos mais vezes; arejar os espaços fechados; evitar ao máximo deslocações desnecessárias; não partilhar artigos pessoais; e não ter contactos desnecessários, como por exemplo, convívios dentro ou fora de casa.

Atenção, se se sentir doente e com sintomas como tosse, febre ou falta de ar, fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24).
Relembramos que a equipa multidisciplinar do Município de Moimenta da Beira existe para o ajudar sempre que necessitar. E temos ainda a nossa Linha de Apoio: 254 520 108.

Manifestamos enorme apoio e solidariedade a quem neste momento sofre e a todos os seus familiares, amigos e toda a comunidade, e asseguramos que tudo está a ser feito para que seja rápido o regresso à normalidade que todos desejamos.

Mantenha-se informado através de fontes oficiais. Não seja veículo de informação não confirmada. Pelo Futuro de todos nós, seja prudente! Só juntos poderemos travar o avanço da covid-19!

Cuide de si, cuide de todos!

Muito obrigado.