Passar para o Conteúdo Principal

Informação Epidemiológica – 27 de janeiro de 2021

27 Janeiro 2021

Mais 33 casos testaram positivo à covid-19 nas últimas 24 horas, no nosso concelho, o que se lamenta profundamente. Trata-se de um número muito alto de novos casos diários que, como temos afirmado, está em grande parte associado à elevada quantidade de testes que têm vindo a ser feitos, uma operação de testagem que vai continuar.

Ora, confrontados com este cenário epidemiológico ainda tão difícil, é dever de todos fazer tudo o que está ao alcance de cada um, cumprindo escrupulosamente todas as regras aconselhadas pela DGS, entre as quais o uso da máscara, o distanciamento físico, a lavagem e desinfeção recorrente das mãos, entre outras práticas simples mas fundamentais para diminuir o risco de propagação do novo coronavírus.

Àquelas medidas, acresce ainda que todos devem proceder à desinfeção frequente das superfícies em que tocamos mais vezes; arejar os espaços fechados; evitar ao máximo deslocações desnecessárias; não partilhar artigos pessoais; e não ter contactos desnecessários (como por exemplo, convívios dentro ou fora de casa).

Atenção, se se sentir doente e com sintomas como tosse, febre ou falta de ar, fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). A equipa multidisciplinar está no terreno e ajuda-o sempre que necessitar. E ainda a Linha de Apoio: 254 520 108.

Manifestamos enorme apoio e solidariedade a quem neste momento sofre e a todos os seus familiares, amigos e toda a comunidade, e asseguramos que tudo está a ser feito para que seja rápido o regresso à normalidade que todos desejamos.

Convém que se mantenha informado através de fontes oficiais. Não seja veículo de informação não confirmada. Está na sua mão atenuar a situação e a propagação desta doença. Fique em casa, não seja indiferente a esta situação. Dependemos uns dos outros.

Muito obrigado.