Actor profissional vai dar aulas de teatro no auditório municipal

13 Janeiro 2014

Duas vezes por semana, em horário pós-laboral, durante quatro meses, funcionará no auditório municipal padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira, uma oficina de teatro. “É uma excelente forma de dar os primeiros passos numa carreira artística”, enfatiza Luís Alexandre, o formador do ‘curso’, encenador e actor profissional há década e meia., que já fez parte de elencos da Companhia Nacional de Teatro. A iniciativa é da “karisminovador – Associação”, uma agremiação sediada em Ariz, Moimenta da Beira, e conta com o apoio da autarquia.

As aulas, explica, “vão desenvolver-se num ambiente acolhedor de jogos teatrais que articulam a técnica com a prática, possibilitando a todos explorarem e conhecerem melhor as suas potencialidades corporais e vocais”.

A oficina de teatro, acrescenta ainda o formador, “fundamenta-se na necessidade de desenvolver práticas artísticas e culturais junto das pessoas do concelho de Moimenta da Beira” e o ‘curso’ vem “suprir a necessidade existente no sentido de levar aos jovens técnicas e/ ou sugestões que possam apoiá-los no desenvolvimento pessoal e artístico”.

Podem inscrever-se todos os interessados e curiosos a partir dos 14 anos de idade. Terá a duração de quatro meses (de 30 de janeiro a 22 de maio), 32 horas de formação, duas por semana, às terças e quintas, das 19 às 20 horas. As Inscrições devem ser feitas através do telefone: 934011221; do email: karisminovador@gmail.com; e na página do facebook: www.facebook.com/luisalexandreteatro.

Objectivos:
1) Sensibilização dos jovens para o teatro;
2) Desenvolvimento da criatividade e da auto-confiança através de jogos de expressão;
3) Desenvolvimento da socialização/cooperação;
4) Auto-conhecimento;
5) Desenvolvimento da auto-confiança
6) Desenvolvimento pessoal e relacional:
- promoção da auto-estima e da assertividade;
- adopção de atitudes de flexibilidade, tolerância, cooperação
- respeito pela diferença;

Metodologia:
Através do exercício-ritual inspirado nos coros da tragédia grega, a teatralidade no corpo do actor, numa dinâmica de convívio, de aprendizagem e de desenvolvimento artístico em torno das artes performativas.

Programa:
- Expressão dramática
- Espaço e movimento
- Construção e desconstrução do movimento
- Interpretação/Improvisação
- Dramatização
- Criação Colectiva
- Criação de espectáculo

Curriculum do Formador: (Luis Alexandre - www.facebook.com/luisalexandreteatro)

Actor e encenador inicia a sua formação como actor em 1995 na Escola Profissional de Teatro de Cascais, com professores como Carlos Avilez, George Stobaert, Ana Ester Neves entre outros.

Continuou os estudos teatrais em várias formações técnicas como: Tchecov, Stanislavsky, Meyerold, teatro oriental e commedia dell arte.

Estreou-se em 1999 como actor profissional no Teatro Experimental de Cascais, participando em “Os Porquinhos-da-índia”- Yves Jamiaque e “Lorca Federico” com encenação e direcção de Carlos Avilez. Em 2000 integra o elenco da Companhia Nacional de Teatro, no Teatro Nacional D. Maria II “A real caçada ao Sol” - de Peter Shaffer – com encenação de Carlos Avilez.

Em 2002 integra o elenco da companhia de bailado Béjart Ballet Lausanne no Coliseu dos Recreios em Lisboa.

Participou em cinema no elenco do filme de João Mário Grilo “A Falha”, e, entre 2000 e 2007, entrou em várias produções televisivas nacionais como: “Morangos Com Açúcar“; Baía das Mulheres”; "O Último Beijo"; “Estação da minha vida”; “Ganância”; “Anjo selvagem”; “Super Pai”.

Participou em vários festivais de teatro internacionais como “ Feztival” - Marrocos, Festival Mayfest – Escócia e o Festival “Riscos e Rabiscos” - Portugal.

Conta também no seu curriculum com várias obras da sua autoria e encenação como “A”ssimetria do Espelho”, textos de Bertold Brecht e Fernando Pessoa; Encenador de “Onde está a infância?” – AMI, Câmara Municipal de Cascais; Encenador de “As troianas “ - Jean Paul Sartre, entre muitas outras criações e recitais de poesia.

Foto: DR