Autarca “muito preocupado” com a atual situação epidemiológica no concelho

28 Dezembro 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira manifestou-se hoje “muito preocupado” com a atual situação epidemiológica no concelho. “Estamos com uma taxa de incidência quatro vezes superior àquela que tínhamos há duas semanas”, revelou em entrevista que concedeu à Rádio Riba Távora, a mesma em que disse também que os casos positivos estão dispersos por diversas freguesias e em diversas famílias, “portanto, uma situação preocupante”.

Sobre os casos ativos e recuperados, explicou que não divulga essa informação porque simplesmente não a tem. “É uma informação clínica que não é disponibilizada pelo ACES Douro Sul”, justifica. “É claro que nós podíamos fazer umas contas e descontar os casos que estão infetados há mais de 10 ou 14 dias, mas essas contas nunca são rigorosas, até porque os cidadãos não recuperam todos no mesmo tempo, alguns demoram o dobro, o triplo do tempo a recuperar. Ora, isto não é uma questão aritmética, é uma questão de saúde”, explicou o autarca, que terá o maior gosto em divulgar toda essa informação quando lhe for disponibilizada oficialmente.

Sobre os dias que aí vêm, em particular o fim do ano, José Eduardo Ferreira diz que não licenciará nenhuma atividade festiva de final de ano. E apela a que a tradição da fogueira ou do madeiro a arder não se faça desta vez. “Não conseguiremos ter sucesso, sem a colaboração dos cidadãos”, sublinha, pedindo para que cada um fique em sua casa.