“Não podemos abrandar as medidas”, diz ao Jornal Público o Presidente da Câmara Municipal

16 Novembro 2020

A propósito da saída da lista dos concelhos de maior risco e da ausência de informações oficiais que impedem o Município de ir mais além na informação diária que divulga todos os dias, nomeadamente sobre o número de casos ativos e de casos recuperados, o Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, foi entrevistado pelo jornal “Público”, sexta-feira passada. Ficam aqui extratos do texto dessa entrevista.

- Foram nove os dias em que Moimenta da Beira [e mais seis concelhos] estiveram na lista de municípios com regras mais apertadas para enfrentar o avanço da pandemia de covid-19 em Portugal. Estes sete concelhos saíram esta sexta-feira da “lista vermelha” e não terão de obedecer ao elenco de regras apertadas — onde se inclui o recolher obrigatório, o dever de ficar em teletrabalho sempre que possível e horários mais apertados para o comércio — que vão vigorar a partir de segunda-feira num total de 191 municípios portugueses.

- O município de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, já tinha contestado a inclusão na lista de 121 concelhos de risco elevado por acreditar que o concelho não preenchia todos os requisitos para tal acontecer.

- Para José Eduardo Ferreira, a notícia [da saída] é sinónimo de “satisfação”, mas o autarca admite que não deixa de estar preocupado, mesmo que o seu concelho tenha passado esta sexta-feira a verde. “Não é por termos saído que podemos abrandar as medidas que a população tem que tomar permanentemente para impedir o crescimento da covid-19, que tem sido enorme no país todo e em especial na região Norte”, refere o presidente da Câmara de Moimenta da Beira. Não haverá um descuido na “vigilância”, garante.

- Apesar de o número de casos da doença estar abaixo dos 240 casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias (um dos critérios para a entrada de concelhos na “lista vermelha"), o autarca afirma que Moimenta tem assistido a um aumento muito significativo de infeções, algo que “não deixa ninguém despreocupado”.

- O concelho, que tem 10.201 habitantes, tinha até esta quinta-feira um total de 89 casos — cerca de 30 estão ligados a um surto num Lar em Alvite. “A nossa população vai poder ter mais normalidade, mas isso não pode significar abrandar os cuidados. Precisamos de reforçar este equilíbrio entre ter vidas mais normais com a manutenção das medidas que são indispensáveis”, diz.

Sobre a falta de informações oficiais do número de casos ativos e de casos recuperados
- Uma das preocupações das últimas semanas tem sido a falta de números da covid-19 que, em alguns casos, não chega às mãos dos autarcas — ou chega com atraso de pelo menos um dia. “No Agrupamento de Centros de Saúde a que pertencemos não está disponível essa informação, nem para mim nem para ninguém. E, tratando-se de uma informação clínica, ou é a autoridade de saúde a fornecê-la ou ela não existe”, diz o autarca de Moimenta da Beira, referindo-se ao número de casos ativos e de casos recuperados.

Ler o texto da entrevista na íntegra aqui.