Vamos votar no Programa de Visitação Domiciliária que tem levado médicos e enfermeiros a casa dos utentes realizar consultas

13 Novembro 2020
Gabinete de Comunicação CMMB

Foi selecionado, a nível nacional, como uma das 15 experiências finalistas à iniciativa “Experiências na era COVID-19: Resiliência, Singularidade e Determinação”, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar. E a votação online para o ‘nosso’ programa poder ser ainda mais distinguido e reconhecido, já está aberta desde 12 de novembro, encerrando no próximo dia 23 do mesmo mês. Vamos todos votar, abrindo a página, percorrendo-a até ao fundo e então votar no ‘nosso’ programa. Deve votar aqui.

O Programa de Visitação Domiciliária é uma iniciativa da Unidade de Saúde Familiar Aquilino Ribeiro (USF AR), de Moimenta da Beira, e é implementado, em colaboração com a Câmara Municipal, diariamente, exceto às sextas-feiras, nos períodos da manhã e tarde, com recurso à Unidade Móvel de Saúde da Autarquia, e cumpre a diretiva do Ministério da Saúde que apelou à retoma da atividade programada nas unidades de saúde, privilegiando neste sentido a deslocação ao domicílio do doente e também o recurso a meios não presenciais.

Os critérios de prioridade são os grupos de risco: diabetes, hipertensão, doença respiratória crónica, impossibilidade de deslocação ao Centro de Saúde, entre outros. E os critérios de marcação privilegiam os utentes com idade igual ou superior a 65 anos.

Paras o sucesso da implementação deste projeto, a equipa profissional da USF Aquilino Ribeiro agradece muito à Câmara Municipal de Moimenta da Beira, pela disponibilização da Unidade Móvel de Saúde e sua manutenção, assim como a todos os seus condutores; à ACES Douro Sul, pela aprovação deste projeto como parte da retoma assistencial na era COVID-19; à Gentes CLDS4G Moimenta da Beira, pela colaboração no âmbito da vacinação contra a gripe; ao Moimentaainovar - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), que produziu o vídeo de apresentação; e, finalmente, aos utentes, que se encontram nos locais combinados à hora marcada e que tão bem nos acolhem nas suas freguesias!