Lançamento digital de um romance histórico escrito por Manuel Maria Rodrigues Vaz

19 Outubro 2020

O local principal da ação de “Soldados da minha terra”, um denso romance histórico escrito por Manuel Maria Rodrigues Vaz, é em Beira Valente, povoação da freguesia de Leomil, Moimenta da Beira, onde nasceu o autor, e é lá precisamente que no próximo sábado, 24 de outubro, a partir das 16 horas, vai ser lançado o livro, numa sessão inteiramente digital, dada a atual situação pandémica que o país vive. O link para poder assistir online à cerimónia (em direto) será disponibilizado oportunamente.

Com a obra, Rodrigues Vaz “pretende dar a conhecer/reviver o contexto gerado pela guerra colonial (1961-1974) numa aldeia do "Portugal profundo". Contexto, esse, que eu vivenciei na minha meninice e adolescência. Com ele, também pretendo prestar a devida homenagem a todos os militares que eu vi partir para África, alguns deles não regressando, ou, se regressando, carregando maleitas físicas ou psicológicas para o resto das suas vidas”.

Sem público, apenas marcarão presença os convidados para a mesa de apresentação: Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira/Vice-Presidente da CM; Presidente da Junta de Freguesia de Leomil; Presidente da direção da Associação Recreativa e Cultural Valentes da Beira; Manuel Rodrigues Vaz (jornalista e autor do Prefácio) que fará a apresentação do livro; Jaime Ricardo Gouveia (historiador) que fará uma incursão ao contexto histórico da Guerra Colonial; e Manuel Maria Rodrigues Vaz (autor).

Manuel Maria Rodrigues Vaz é licenciado em Análises Clínicas e Saúde Pública e pós-graduado em Gestão de Serviços de Saúde. Exerce funções no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro - Unidade Hospitalar de Lamego.