Faleceu Manuel Gomes de Matos

16 Maio 2020

Faleceu ontem, 15 de maio, aos 95 anos, Manuel Gomes de Matos, natural de Moimenta da Beira.

Foi estudante em Coimbra, funcionário autárquico, presidente dos Bombeiros e do CDR, e director do antigo Grémio da Lavoura.

Grande impulsionador da edificação do atual quartel dos Bombeiros, obra que começou e inaugurou em 1982 numa cerimónia presidida pelo ex-Presidente da República, António Ramalho Eanes.

Homem bom, íntegro, e culto, amigo de poetas e de escritores, conheceu Aquilino Ribeiro, Eduardo Salgueiro e privou com Luís Veiga Leitão, Amadeu Baptista Ferro, António Bento da Guia, José Marques Vidal, Armando Leandro, Octávio Abrunhosa, entre muitas outras personalidades ligadas à cultura e à sociedade moimentense.

Esteve sempre ligado aos movimentos conspirativos que lutavam contra o antigo regime. A antiga polícia política nunca o prendeu, mas teve-o sempre na sua mira, seguiu-lhe sempre os passos.

O Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, lembrando a amizade solidária e forte por Manuel Gomes de Matos, endereça à família os seus mais sentidos pêsames.

O funeral realizou-se hoje, sábado, no cemitério de Moimenta da Beira.