Passar para o Conteúdo Principal

Informação Epidemiológica (17 de abril)

17 Abril 2020

Casos confirmados - 10

A propósito da falta de informação a que temos estado sujeitos, o Conselho da Comunidade do ACES Douro Sul, que Moimenta da Beira Integra, enviou uma comunicação à Senhora Ministra da Saúde, na qual manifesta “a sua indignação, por esta decisão”, entendendo “que não é aceitável qualquer medida que não seja consubstanciada numa realidade em que a partilha institucional, em tempo real, de toda a informação disponível se concretize porque a não ser dessa forma ficarão as Comissões Municipais de Proteção Civil impossibilitadas de avaliar, convenientemente, todo o contexto do panorama epidemiológico dos territórios que representam.”

Aguardamos que com a maior brevidade sejam tomadas medidas conducentes à alteração da situação atual, retomando a prestação de informação aos municípios, com a atualização do número de casos confirmados, melhorando assim as nossas condições de trabalho.

Ainda assim, insistimos em respeitar todas as determinações, não deixando de fazer o que nos compete, com as condições que tivermos: lutar, em cada momento, pelo bem-estar de todos.

Toda a informação que precisamos é a imprescindível para podermos ajudar.

 

INFORMAÇÕES

- Confirmamos hoje a existência de mais um caso, relativamente ao qual, nos termos do conhecimento a que temos acesso, estão tomadas todas medidas adequadas a salvaguardar as respetivas condições de saúde.

- Simultaneamente, todos os casos que o justificam mantêm as condições de confinamento ou de isolamento profilático, para os próprios e para os respetivos contactos, mantendo as autoridades de segurança a respetiva vigilância.

- Reafirmamos que a continuação da realização de testes pode levar à deteção de novos casos, que serão imediatamente levados em consideração, para todos os efeitos.

- Tudo continua a ser feito por parte das autoridades, para manter um elevado nível de segurança.

- Estamos ainda longe do momento em que poderemos abrandar os cuidados, e esse momento chegará mais rapidamente se todos tomarmos as medidas preconizadas pela DGS.

- É uma questão de saúde, para cada um, mas também de respeito, por todos. Ninguém tem o direito de colocar em causa o esforço e o risco que tantos correm, por todos.

Obrigado a todos!