O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, disse este domingo, 24 de Novembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, que “Moimenta da Beira é hoje uma referência nacional em Astronomia”. A afirmação do governante foi proclamada durante o discurso de encerramento da cerimónia de entrega de prémios “Ciência Viva” que distinguiu Paulo Sanches com o galardão “Ciência Viva - Associação Mutualista Montepio – Educação 2019” pelo excecional trabalho pedagógico de promoção e difusão da cultura científica e tecnológica em escolas portuguesas, em particular a de Moimenta da Beira onde é professor desde 1998 e ali fundador do Clube das Ciências em 1999.
É aliás em Moimenta da Beira que Paulo Sanches organiza os maiores e mais mediáticos eventos como aquele que é a maior concentração de telescópios do país. Foi também em Moimenta da Beira que ‘construiu’ o mais original Sistema Solar à escala do Concelho. Mas não só. Em Moimenta da Beira, Paulo Sanches tem igualmente desenvolvido um trabalho notável de divulgação da astronomia, coordenando ações Ciência Viva no Verão e organizando ciclos de conferências de Ciência & Astronomia com os maiores e mais prestigiados astrónomos e astrofísicos portugueses.
Foi pelo conjunto desse seu intenso trabalho em prol da ciência e da sua difusão que Paulo Sanches foi merecidamente premiado. O público apaixonado pela ciência agradece e Moimenta da Beira também. O Município esteve representado pelo seu Presidente, José Eduardo Ferreira, e o Agrupamento de Escolas pelo seu diretor, Alcides Sarmento.
Paulo Sanches é licenciado em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e é professor de Física e Química no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, sendo também formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. No Clube das Ciências da escola, que criou em 1999, promove intensa atividade de Astronomia, Holografia e Robótica, e coordena também o projeto Eureka Júnior que ajudou a criar em 2009 para todos os alunos do Pré-Escolar e 1.º Ciclo do agrupamento de escolas a que pertence.
Nos projetos Ciência Viva destacam-se o “HoloRede” – Holografia em Rede de Escolas; o “AstroCiências nas Terras do Demo”; e o “RoboCiências nas Terras do Demo”. Relevância ainda para a participação, com quatro alunos do 3.º Ciclo de Moimenta da Beira, no “Ciência 2019”, apresentando o trabalho vencedor do concurso “Eddington e o peso da luz”.
Fora de portas, tem participado em programas internacionais de formação de professores, como o “Portuguese Teachers Program do CERN”, ou o “Galileo Teacher Training Program”, ambos em 2009, destacando-se, em 2010, a representação de Portugal no “International Space Camp”, no U.S. Space and Rocket Center, da NASA, com dois alunos do Clube das Ciências de Moimenta.
Além do “Prémio Educação” que distinguiu Paulo Sanches, foi também entregue o “Grande Prémio” a Rui Agostinho, investigador, e o “Prémio Média” ao programa de televisão “Falar Global”.