TSF foi a Prados de Baixo, falar com casal de pastores

21 Novembro 2014
Ontem, quinta-feira, 20 de novembro, no dia mundial da filosofia, a TSF percorreu os caminhos da ruralidade e viajou às Terras do Demo, o triângulo formado pelos concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, onde Aquilino Ribeiro viveu, escreveu e amou os serranos como ninguém.

Aquilino, que sempre disse que «os baldios são dos serranos», ficou mestre destas gentes a quem ensinou a filosofar a ruralidade e a pensar a existência.

Passadas décadas do seu desaparecimento, os confins da Senhora da Lapa, onde a geografia é sentimental, há vias sinuosas mas felizes. Os títulos são de Aquilino que viveu em Moimenta da Beira onde escreveu e se tornou mestre de serranos e pastores que «isto de apascentar o gado exige credibilidade e filosofia», conta Felisbela, de Prados de Baixo, Vila da Rua, Moimenta da Beira, que tem quase 70 anos.

Há mais de meio século atrás, quando casou com Porfírio Lemos, levou de «dote uma mão cheia de ovelhas. Décadas a fio a filosofar pelas serranias e a cantar "laironas", desabafa a septuagenária quando instada a comentar a filosofia rural que continua a dar vida às Terras do Demo.

Porfírio tem 72 anos e depois de 40 anos na construção entregou-se «à filosofia do gado, coisa linda que se quer bem tratada». O casal, que já teve mais de duas centenas de cabeças de gado, passeia hoje as ovelhas pelos montes e vales da Serra da Lapa.

Ouça a reportagem em: http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=4251734&success=1