Aprovada candidatura de 190 mil euros para operações de defesa da floresta contra incêndios

15 Fevereiro 2019
O Ministério da Agricultura, através do Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas (IFAP), aprovou uma candidatura da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, no valor de 191 mil euros, para trabalhos de proteção e reabilitação de povoamentos florestais no concelho. Tudo no âmbito da defesa da floresta contra incêndios e com vista a fomentar a melhor gestão destas manchas verdes, criando condições propícias para a redução (e eliminação) progressiva dos incêndios florestais.

A concretização destes trabalhos não implica o esmorecimento, por parte das populações, da atenção que deve haver para os comportamentos cívicos e ativos que visam a prevenção da nossa floresta e a luta contra os incêndios florestais. Pelo contrário, eles devem servir para redobrar a atenção de todos. “É por isso que aqui se apela a um reforço da atitude preventiva, consolidando os trabalhos de gestão de combustíveis que já são feitos há anos no nosso concelho”, sublinha José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, que em “Aviso” (ler aqui) já distribuído profusamente por todo o concelho, informa a população para os cuidados a ter sobre as queimadas e queimas.

Ainda no âmbito dos deveres e obrigações para a defesa da floresta contra incêndios, relembra-se também que o prazo para os trabalhos e operações de limpeza termina já no próximo dia 15 de março, data a partir da qual os municípios poderão substituir-se à ação dos privados incumpridores.

FOTO: LUSA