Entrou em funcionamento a rede de transportes públicos feita à medida da população de Moimenta da Beira

08 Fevereiro 2019
A "Mobilidade à beirinha", nova rede de transportes públicos de proximidade, pensada para servir toda a população do concelho de Moimenta da Beira, entrou em funcionamento esta sexta-feira, 8 de fevereiro (consultar os horários, o preçário e o mapa das linhas aqui), logo após a apresentação pública do serviço, pelo Presidente da Câmara Municipal, e do percurso inaugural que estreou esta nova fase na mobilidade rodoviária do concelho, alcançada graças à meritória parceria firmada entre a autarquia moimentense e a empresa de transportes públicos Transdev, que opera em Moimenta da Beira.

“Este é um momento importante para a vida do município e das pessoas. Trata-se de um serviço público de proximidade, um serviço de mobilidade ‘à beirinha’ de todos e de todas as localidades do concelho, pensado para servir bem toda a população. Um serviço que, não sendo perfeito (e podendo nunca o ser), poderá sempre ser corrigido e melhorado tendo em conta os superiores interesses da nossa população. É uma rede de transportes públicos feita à medida da população”, explicou José Eduardo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal, lembrando que este é também um serviço “amigo do ambiente”, com vantagens ambientais, “porque este transporte coletivo pode vir a substituir o transporte individual”. “Estamos todos entusiasmados com este projeto que está aqui a ser implementado”, sublinhou o autarca.

O projeto de Moimenta da Beira "é já o 15º que a Transdev implementa em Portugal, sendo que estamos em negociações com vista à implementação de projetos semelhantes noutros municípios", revelou José Gomes, Diretor de Exploração da Transdev Portugal, destacando que "a conceção destes projetos implica sempre um elevado grau de cooperação com as autarquias, na medida em que as soluções de mobilidade colocadas no terreno são desenhadas à medida das reais necessidades das populações".

Com a "Mobilidade à beirinha”, os habitantes do concelho de Moimenta da Beira passam agora a dispor de mais percursos, com cinco linhas (uma para cada dia da semana) e com todos os circuitos a serem efetuados em simultâneo nos dias de feira, que se realiza quinzenalmente, às segundas-feiras. No total, mais de 70 sinais de ‘paragem de autocarro’ foram colocados em todo o concelho.

A par das cinco linhas foi também implementado um circuito urbano, com sete circulações diárias de segunda a sexta-feira, das 9horas às 19 horas, que fará também a distribuição e recolha dos passageiros oriundos das diversas freguesias pelos vários pontos da vila. Para este percurso urbano foram colocados 30 sinais de ‘paragem de autocarro’.

O serviço prevê ainda a possibilidade de os habitantes de algumas das localidades com menos população, poderem viajar mediante transporte a pedido, sendo que para este caso foi criado o contacto telefónico gratuito (800 91 20 20), que deverá ser feito no dia útil anterior ao da viagem, até às 12h00.

Até ao final do mês de fevereiro, todas as viagens na nova rede de transportes serão gratuitas. Depois, a partir de março, as viagens terão o custo de 1 euro, no caso dos circuitos regulares e a pedido, e de 50 cêntimos no caso das viagens no circuito urbano. Há descontos para os jovens até 18 anos de idade e para os seniores (a partir de 65 anos).

O funcionamento das cinco linhas que, a cada dia da semana, vão aproximar os habitantes das freguesias de Moimenta da Beira da sede do concelho, vai começar por ligar, às segundas-feiras, as localidades das ‘linhas’ de Sanfins, Sarzedo, Cabaços e Peva à Central de Camionagem de Moimenta da Beira, com os habitantes de S. Martinho e Segões a ficarem com a opção de transporte a pedido. Às terças-feiras, as localidades da ‘linha’ de Nagosa (Fornos a pedido). Às quartas-feiras, as localidades das ‘linhas’ de Castelo e Peravelha (Semitela e Vila Chã de Caria a pedido); às quintas-feiras, as localidades da ‘linha’ de Alvite (Espinheiro, Quinta dos Caetanos e Beira Valente a pedido); e finalmente às sextas-feiras, as localidades da ‘linha’ de Mileu (Vide a pedido).