Alunos do Técnico em observações noturnas do céu “fenomenal” de Moimenta da Beira

07 Fevereiro 2019
São alunos do Instituto Superior Técnico de Lisboa, uma das mais reputadas instituições de engenharia, arquitetura, ciência e tecnologia em Portugal, e pertencem à secção de Astronomia do Núcleo de Física (Astro-NFIST).

Estão em Moimenta da Beira desde ontem, quarta-feira, até sábado, 9 de fevereiro, para fazer observações noturnas do céu de Moimenta da Beira, céu que o porta-voz do grupo, Diogo Ribeiro, classificou de “fenomenal” após a primeira observação, feita ontem junto à Albufeira da Barragem de Vilar. A segunda, esta noite/madrugada, será no cimo da serra de Leomil, nas imediações de Alvite; e a terceira (e última) no Santuário de S. Torcato, em Cabaços, local onde, de dois em dois anos, se juntam centenas de pessoas para a maior concentração de telescópios que se realiza no país, evento que é liderado por Paulo Sanches, o grande divulgador científico de Moimenta da Beira.

Mas o programa da estadia do grupo de alunos do Técnico, que foi recebido esta tarde no Salão Nobre, em sessão de boas vindas, pelo Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo Ferreira, inclui também contactos e encontros com alunos do Agrupamento de Escolas; uma visita ao Sistema Solar à escala do Concelho de Moimenta da Beira; e viagens de conhecimento ao centro histórico da sede do município e a outros locais simbólicos.

A presença dos alunos do Técnico em Moimenta da Beira conta com o apoio do Município e do Clube das Ciências do Agrupamento de Escolas, que integra a rede nacional de Clubes Ciência Viva na Escola, criada recentemente pela Direção Geral da Educação.