Na noite da passagem de ano o ritual da “Queima do Velho” vai voltar a cumprir-se em Moimenta da Beira. A organização sugere para este culto que o povo se apresente de “roupa velha e vestida ao contrário”. E aconselha ainda que “traga espumante e bolo-rei”. Festa é festa!
O programa começa às 22h15, hora da concentração popular no Largo da Fonte de S. João, ao som de um grupo musical. Meia hora depois dá-se início à preparação do ritual da Queima do Velho, no Largo da Portelinha. E mal as doze badaladas ecoam, sai o cortejo do velho no esquife acompanhando por um grupo de concertinas. O povo, esse vai-se juntando, engrossando o cortejo que incorpora também homens que carregam luminárias a arder, um falso padre e muitas carpideiras que gritam em altos brados a ‘morte’ do velho.
O percurso atravessará várias ruas da vila e deve demorar perto de 45 minutos até chegar ao Largo da Fonte de S. João, onde decorrerá todo o ritual da queima. Depois, arranca a festa com espumante e bolo-rei, e animação por um grupo musical.