Câmara aprova projeto de execução da obra do Tabolado. Imagens 3D mostram como vai ficar

20 Novembro 2018
O Largo General Humberto Delgado, ou o Largo do Tabolado, como é mais conhecido, vai sofrer obras de reabilitação. E a área envolvente também. A intervenção, custando cerca 1,2 milhões de euros, permitirá remodelar e valorizar um dos espaços mais nobres da vila de Moimenta da Beira, o seu centro cívico de excelência, que se desenvolve em torno dos Paços do Município e que concentra uma parte significativa dos serviços públicos, nomeadamente o Tribunal, as Conservatórias dos Registos Civil e Predial, os Correios, a Central de Camionagem, o Auditório, a Galeria e o Mercado.

O projeto de execução passará pela reconfiguração do conjunto do espaço, incluindo a introdução de mobiliário urbano, a provisão de áreas ajardinadas e a reorganização do tráfego viário e das zonas de estacionamento.

A intervenção, no âmbito da regeneração urbana, vai ainda permitir uma maior e melhor interligação entre os diferentes espaços que compõem a área de reabilitação, designadamente entre a ampla praça existente em frente ao edifício da Câmara Municipal e os seus espaços laterais, tornando-os, no seu conjunto, numa área urbanística física e visualmente contínua mais agradável e propícia a momentos de sociabilização e convívio.

A mobilidade pedonal e a vivência social são outros objetivos específicos que o projeto privilegia, em especial o da circulação dos cidadãos com mobilidade reduzida, nomeadamente no acesso a todos os edifícios e serviços que funcionam na área, com a construção de rampas e a eliminação das barreiras arquitetónicas e visuais.

As quatro imagens em 3D e as cinco plantas ajudam a perceber todo o projeto. Mas a Divisão de Obras e Serviços Urbanos da Câmara Municipal está disponível para prestar todos os esclarecimentos.

Recorde-se que o estudo prévio foi aprovado pela Câmara Municipal em 22 de dezembro de 2017, tendo sido apreciado pela Assembleia Municipal em 6 de fevereiro de 2018, e posteriormente disponibilizado no site oficial do Município em 12 de fevereiro de 2018 (ver aqui). O projeto de execução da reabilitação foi aprovado pela Câmara Municipal em 29 de outubro passado.

Perspetiva tridimensional (2)
Perspetiva tridimensional (3)