Artenave promove Encontro de Boccia no Pavilhão Municipal com utentes de 10 associações

19 Novembro 2018
É aberto ao público e vai juntar utentes de 10 instituições dos distritos de Viseu e Vila Real. Trata-se do Encontro Interinstitucional de Boccia que a Artenave, Associação de Solidariedades, no âmbito do ateliê de Expressão Corporal, promove depois de amanhã, quarta-feira, 21 de novembro, no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira.

Vão participar, além da Artenave, utentes da APPACDM de Viseu e de Sabrosa; ARDAD da Régua; ASSOL de Oliveira de Frades; Centro de Deficientes de Santo Estevão, de Viseu; Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire, Mortágua e Tarouca; e a Vários de Tondela. No total são 85 participantes, entre utentes e acompanhantes.

O Boccia é uma modalidade de cariz universal, descendente de um jogo da antiga Grécia, que progrediu através do Império Romano, tendo vindo a dar origem a uma vasta gama de jogos. As vertentes do jogo vão do lazer e recreação ao mais alto nível de competição e é reconhecido neste âmbito pelas entidades oficiais a nível mundial, tendo sido eleito como modalidade Paralímpica.

O objetivo do jogo é colocar as bolas de cor (seis azuis contra seis vermelhas) o mais perto possível de uma bola alvo (bola branca), que é lançada estrategicamente por um primeiro jogador, para dentro do recinto de jogo. Não há limite de idade para a prática da modalidade, é um jogo misto e pode ser jogado por pessoas portadoras ou não de dificuldades físicas ou motoras. Mas os recursos materiais, assim como as Regras de Boccia, foram adaptados de forma a possibilitar a prática a pessoas que tenham dificuldades motoras.

A habilidade, agilidade e inteligência tornam-se fundamentais no desenvolvimento das jogadas, assistindo-se muitas vezes a um verdadeiro espetáculo de alternância da vantagem, através da aplicação de técnicas e táticas adequadas a cada circunstância. A nível nacional conta-se com vários atletas de reconhecido mérito e valor internacional, e fruto disso mesmo é a presença nos tops dos Rankings Mundiais da modalidade.

Foto: DR