Moimenta da Beira mantém risco de incêndio “elevado”

25 Julho 2018
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém hoje, quarta-feira, 25 de julho, o concelho de Moimenta da Beira em risco de incêndio “elevado”, situação que aconselha à tomada de todas os cuidados por parte da população, nomeadamente levando em conta a lista de restrições obrigatórias dentro do período crítico (até 30 de setembro) associadas à classe de risco de incêndio florestal. A partir de agora os avisos de alerta do IPMA deverão ser diariamente visualizados aqui, na página oficial do Município.

Lista de restrições obrigatórias dentro do período crítico (até 30 de setembro) associadas à classe de risco de incêndio florestal:
- Não pode fazer queimadas extensivas;
- Não pode fazer queimas de amontoados;
- O uso de fogareiros e grelhadores é proibido em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
- É proibido fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;
- É proibido o lançamento de balões de mecha acesa e de foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal.
- É proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
- É obrigatório usar de dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.