Aires Montenegro apresenta livro na Biblioteca Municipal, em Moimenta da Beira

16 Maio 2018
Nasceu em S. Martinho das Chãs, Armamar, e estudou na Escola Primária de Moimenta da Beira nos finais da década de 1950. Depois, foi para a ‘cidade invicta’ e lá se licenciou em Filosofia pela Faculdade de Letras. Deu aulas em vários liceus e escolas secundárias, tendo concluído a carreira docente no concelho de Paredes, onde reside.

As ligações de Aires Montenegro a Moimenta da Beira impeliram-no a um regresso para dar a conhecer “Tristeza Solene”, o sexto livro que publica, e “cuja ação, em grande parte, se passa em Moimenta da Beira, no ano de 1958”, diz o autor.

A apresentação da obra é na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, dia 26 de maio, às 16 horas. Fernando Charrua, professor, ex-deputado e Cônsul Honorário da Turquia, vai encarregar-se dessa apresentação. Miguel Leitão, também professor de Filosofia e autor de vários livros, moimentense nascido em Arcozelo do Cabo, fará leituras do livro.

Ainda sobre Aires Montenegro, realçar o seu interesse pela música que o levou também a frequentar o Conservatório de Música do Porto. Desenvolve atualmente um projeto de divulgação de um instrumento tradicional sueco – a NYCKELHARPA – ao nível da música tradicional e da música antiga. Neste contexto, tem participado todos os anos nos International Days of the Nyckelharpa, que decorrem no início de Outubro em Burg Fürsteneck, Alemanha.

Foto: DR