Passar para o Conteúdo Principal

Vento, chuva e a neve que pode voltar no sábado

Imagem 1 980 2500
22 Março 2018
Os dados mais recentes mostram que o estado do tempo na região deverá sofrer agravamento ligeiro no fim-de-semana. Neste caso, os principais destaques vão para o vento, que pode pontualmente ser intenso, e ainda para possibilidade de queda de neve, em especial nas zonas mais altas do concelho de Moimenta da Beira e região. Deverá também ocorrer alguma chuva, em especial na sexta-feira, mas os acumulados deverão ser, em geral, moderados. As previsões são da Ibermeteo.

O principal destaque deste próximo evento deverá sentir-se a nível de vento, que deverá ser por vezes forte, em especial entre o final de tarde de amanhã, sexta-feira, dia 23 e a tarde de sábado, dia 24. Como de costume, os valores de vento e rajada deverão ser mais elevados nos pontos mais altos da região, como Alvite, Peravelha, Peva, S. Martinho, S. Torcato e Serra de Leomil, onde os valores de rajada máxima se podem aproximar/rondar os 80-90km/h, no período mencionado.

Quanto à possibilidade de neve, espera-se que a madrugada/manhã de sábado seja o período com cotas de neve mais baixas, a partir dos 600-800m de altitude. Deste modo, em especial em zonas mais altas, como Alvite, Peravelha, Peva, São Martinho, S. Torcato e sobretudo Serra de Leomil existe possibilidade de, na madrugada/manhã de sábado poder ocorrer um pouco/alguma precipitação sob a forma de neve. Em zonas mais baixas, como no centro da vila de Moimenta da Beira, a possibilidade de um pouco de neve ou chuva/neve não será totalmente de excluir, embora seja pouco provável, uma vez que a cota de neve deverá estar acima dos 600-800m, mas também porque no referido período a precipitação já deverá ter um carácter muito pontual/esporádico. Deste modo, pelo facto de a precipitação já poder ter um carácter mais esporádico aquando do período de cotas de neve mais baixas, mesmo nas zonas mais altas da região mencionadas, os acumulados e tempo de precipitação em forma de neve deverão ser reduzidos/muito residuais.