Passar para o Conteúdo Principal

Tempo instável vai continuar e agora pode trazer neve

14 Março 2018
Os dados mais recentes mostram que o estado do tempo irá continuar instável nos próximos dias. A primeira situação de destaque deverá ocorrer na sexta-feira, dia 16, altura em que está prevista possibilidade de queda de neve no concelho de Moimenta da Beira e região, em cotas acima de 600/700m, no período da madrugada/início da manhã, e depois acima dos 800/900m no resto do dia. Tal significa que se espera queda de neve em várias zonas de região, em especial nas zonas mais altas do concelho, tais como Alvite, Peravelha, S. Torcato, Caria ou Serra de Leomil. Embora seja menos provável, não se exclui ainda a possibilidade de chegar a poder nevar ao fim da madrugada no centro da vila de Moimenta da Beira. As previsões são da Ibermeteo.

A segunda situação de destaque deverá ocorrer entre sábado e a madrugada de domingo, dias 17 e 18, altura em que se espera novo agravamento do estado do tempo, com precipitação intensa e vento por vezes forte.

A nível de precipitação, para este período, esperam-se acumulados pontualmente elevados quer em intervalos de até 3horas, quer em intervalos de 24h. Em intervalos de até 3horas podem registar-se superiores a 10mm/15mm, sendo que em 24horas se podem registar acumulados a rondar ou até acima de 40mm. Tendo em conta a instabilidade prevista, também não é de excluir a possibilidade de trovoada e granizo. Contudo, como habitual nos casos de trovoada e granizo, caso tal chegue a ocorrer, será pontual e disperso/localizado. Na madrugada de domingo pode ainda no limite registar-se queda de neve acima dos 800/900m, ou seja, nas zonas mais altas da região/Serra de Leomil.

Quanto ao vento, espera-se também que este seja por vezes intenso, sobretudo no final do dia de sábado. As zonas mais altas da região como Alvite, Peravelha, Caria, S. Torcato, S. Martinho e Serra de Leomil deverão, como de costume, ser as mais afetadas por valores de vento e rajada mais elevados, que podem rondar/ultrapassar os 100km/h.

Considerando o cenário previsto será ainda importante considerarem que se podem verificar alguns fenómenos adversos tais como o risco/voo de objetos em suspensão/soltos ou até queda de ramos/árvores, devido à previsão de vento intenso, e ainda a possibilidade de pequenas inundações localizadas em zonas baixas/próximas de cursos de água, fruto da previsão de precipitação intensa em curtos períodos.
 
 
Foto: DR