Festival Serranias, em Soutosa, onde os sabores fazem jus à tradição

04 Novembro 2017
O dia 1 do “Serranias” está cumprido. E os prometidos sabores levados à mesa fizeram mesmo jus à tradição. Ao almoço houve Açorda de Bacalhau, Sarrabulho, Torresmos, Batatas Cozidas, Papas de Ralão e Maçã de Moimenta da Beira. E ao jantar Ossos da Suã e Entrecosto, Batatas Cozidas, Papas de Ralão e mais Maçã de Moimenta da Beira. Tudo feito em potes de ferro sobre as brasas da fogueira que arderam o dia inteiro nas traseiras da antiga escola primária, no largo de mestre Aquilino Ribeiro, em Soutosa, Moimenta da Beira.

O programa do primeiro dia, sábado, 4 de novembro, começou com a tradicional Matança do Porco, depois o matabicho, e em simultâneo o ‘raid fotográfico’ na aldeia (as melhores imagens serão premiadas no domingo). Ao meio-dia degustaram-se os sabores e, depois, uma oportuna conferência sobre a vespa das galhas do castanheiro no concelho de Moimenta da Beira, uma doença que, não sendo combatida convenientemente, pode resultar na destruição de manchas inteiras de soutos por todo o país. O orador foi o professor e investigador da UTAD, José Gomes Laranjo, que é também dirigente da ‘RefCast – Associação Portuguesa da Castanha”.

Houve ainda Magusto Tradicional com jeropiga, atuação do Grupo de Cantares da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, a tradicional Ceia da Desmancha do Porco e, a encerrar o dia, a atuação da “Orquestra CemNotas”.

O Festival Serranias acaba ao segundo dia, domingo, 5 de novembro, com novos sabores e novas animações.

09h00 – Caminhada com observação de aves (se tiver, leve binóculos)
Devolução à natureza de uma ave
12h30 – Almoço típico da época
Ementa: Arroz de Sanchas (míscaros), Feijoada típica, Arroz Doce