Motociclos e Ciclomotores: Campanha “Duas Rodas - Agarre-se à Vida”

08 Julho 2024

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira associa-se à campanha “Duas Rodas - Agarre-se à Vida” que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública têm em curso de 10 a 16 de julho.

A ação tem por objetivo alertar os condutores, nomeadamente os condutores de duas rodas a motor, para uma condução segura, cumprindo as regras do Código da Estrada, evitando comportamentos de risco como a condução sob influência do álcool, o excesso de velocidade e a incorreta utilização dos dispositivos de segurança.

Os utilizadores de motociclos e ciclomotores, quando envolvidos em acidentes rodoviários, têm um risco mais elevado de sofrer consequências graves do que as pessoas que circulam noutros veículos. Este risco deve-se à sua vulnerabilidade por não possuírem a proteção do habitáculo.

Entre janeiro e outubro de 2023, registaram-se nas estradas de Portugal Continental, ao todo, 125 vítimas mortais em acidentes que envolveram motociclos e ciclomotores (106 e 19, respetivamente), mais 21 do que em igual período de 2019.

É por isso que nesta campanha se vai alertar para o uso do que é básico e, em alguns casos obrigatório, como o capacete (obrigatório) de modelo homologado, devidamente ajustado e apertado, sempre que conduzir; as luvas (em caso de acidente protegem as mãos, que instintivamente vão logo ao chão); o casaco (com proteção nos ombros, coluna e cotovelos); as botas (devem ser especificas para motociclistas, dado que possuem proteções nos pontos mais vulneráveis em caso de queda) e também as calças (em pele ou material têxtil, com proteção “CE”, permitem a proteção das ancas, dos joelhos e das canelas).

Dê prioridade à vida!