Kiko Bondoso no ‘Melhor Onze do Ano’

31 Maio 2023

Astro do futebol, estrela do Vizela, Kiko Bondoso, natural de Moimenta da Beira, foi eleito pelo jornal diário desportivo ‘Record’ para o “Melhor Onze do Ano”, e pela publicação on-line escrita e produzida por jornalistas desportivos ‘zerozero’ para o “Onze do Ano”.

Na escolha do ‘Record’, Kiko é único jogador que não pertence aos 4 grandes (Porto, Benfica, Sporting e Braga). Natural de Moimenta da Beira, onde jogou e fez toda a formação de base no CDR, Francisco (Kiko) Bondoso, 27 anos, passou também pelo Ferreira de Aves e Lusitano de Vildemoinhos. Atualmente é avançado do Vizela.

“Parabéns! Esta escolha feita por quem sabe de futebol, é justíssima. É um orgulho para todos nós. Tanto mais que se trata de um moimentense de corpo e alma. O Kiko é um jogador 'made in Moimenta da Beira', e é um ativo em qualquer clube de futebol. Estou muito feliz!”, testemunha o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo.

Na véspera do jogo frente ao Sporting, que teve lugar na última sexta-feira, 26 de maio, recordamos aqui o que escreveu o jornal ‘A Bola’: “A carreira de Kiko Bondoso no Vizela tem sido marcada por diversas singularidades. O criativo acompanhou o clube na ascensão do Campeonato de Portugal até à Liga, o que é sempre algo magnífico na carreira de um jogador, mas nem será essa feliz circunstância que o distingue. O maior feito do número 10 consuma talvez a fidelidade a uma equipa e representa também o derradeiro teste à capacidade de resistência de um futebolista. Se defrontar amanhã o Sporting (o que aconteceu), Kiko Bondoso vai completar dois campeonatos consecutivos a jogar pelo Vizela, algo equivalente a 68 partidas em série na Liga. Fechar uma época inteira a jogar tem que se lhe diga, mas completar dois anos seguidos não é normal, é até estrondoso. Nem mesmo na carreira de um guarda-redes, o posto mais recetivo à longevidade, se assiste a algo idêntico. Vlachodimos, por exemplo, apresenta 65 jogos nestas duas temporadas mas sem conteúdo consecutivo, e Diogo Costa exibe igualmente 65 jogos para a Liga em dois anos mas falta-lhe também a sequência. E não deixa de ser curioso o timing desta enxurrada de encontros que Kiko Bondoso vai cumprir. A série de partidas seguidas teve início frente ao Sporting, a 6 de agosto de 2021, e finaliza precisamente com os leões na despedida de mais uma temporada...”.

Infografia: Record

Infografia: zerozero