Câmara quer construir o primeiro Centro de Meios Aéreos Anfíbios do país na albufeira do Vilar, Moimenta da Beira

06 Maio 2023

O primeiro Centro de Meios Aéreos Anfíbios do país, equacionado para funcionar em permanência ao longo de todo o ano e não apenas nos meses de verão no âmbito do dispositivo de combate a incêndios, pode vir a ser criado na albufeira do Vilar, concelho de Moimenta da Beira.

O estudo para a sua implementação foi apresentado esta sexta-feira à Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, pelo Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo, numa reunião de trabalho no Salão Nobre dos Paços do Concelho que contou com a presença e participação ativa do Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Brigadeiro-General Duarte da Costa, sentado ao lado do estado-maior Regional, Sub-Regional e Local de Emergência e Proteção Civil ali representado pelo Tenente-Coronel Carlos Alves (Norte); Miguel Fonseca e José Requeijo (Douro) e Carlos Soeiro (Moimenta da Beira).

O autarca sustenta a construção do Centro de Meios Aéreos Anfíbios na albufeira do Vilar, por esta ser no país, “mesmo com cotas de água muito baixas”, o principal ponto de abastecimento (scooping) para aviões anfíbios, ligeiros ou pesados, Canadair ou outros, em missões de combate a incêndios florestais. “Isso ficou provado o ano passado, ano de seca severa, em que a albufeira, retendo apenas 14% da sua capacidade de água, não parou de ser um ponto de scooping verdadeiramente indispensável”, recorda Paulo Figueiredo, que argumenta também com as condições já existentes no local: a pista (que é o lençol de água), que pode ter 4.100 metros de comprimento por 150 de largura; as boas caraterísticas orográficas do terreno; os edifícios já construídos muito perto das margens, um deles a pousada que pode servir de alojamento e restauração; os terrenos para o hangar (placa para os aviões, oficinas, etc); e a localização ímpar em toda a região norte e centro do país. “Temos todas as condições para avançar, e com custos baixos para a operacionalização das estruturas e da sua manutenção”, garante, afirmando ainda que a conjugação desta infraestrutura com o turismo e a agricultura potenciaria enormemente a economia local.

A ideia agradou à governante. “Faz todo o sentido”, disse a Secretária de Estado, que pediu ao Presidente da Câmara o envio do estudo à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil para poder ser apreciado e avaliado oficialmente.

Seguiu-se a visita ao local, antecedida por deslocação ao Quartel dos Bombeiros Voluntários, que precisa de ser requalificado e ampliado. Na albufeira do Vilar, onde a instalação de um parque solar fotovoltaico flutuante nas águas da albufeira pode fazer perigar a almejada construção do primeiro Centro de Meios Aéreos Anfíbios do país, o local da sua implantação mereceu a aprovação e o aplauso de toda a comitiva.