Câmara aposta no ‘Apoio à Natalidade’ para travar desertificação e fixar pessoas

17 Março 2023

São os primeiros ‘cheques-prenda’ por cada nascimento ou adoção. Ao todo, 55 foram entregues esta quinta-feira, 16 de março, às famílias, pais de outros tantos bebés nascidos no concelho ao longo dos 12 meses de 2022. Famílias que terão ainda direito ao reembolso de despesas efetuadas na área do Município de Moimenta da Beira, ‘vouchers’ de despesas com aquisição de bens e/ou serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento da criança (frequência de creche, consultas médicas, medicação, artigos de higiene, puericultura, alimentação, vestuário e calçado).

É a aposta da Câmara Municipal ao programa “Apoio à Natalidade e Adoção”, uma nova política social de incentivo ao crescimento e à dinâmica demográfica, que visa fomentar a natalidade, a economia e a qualidade de vida dos munícipes. Tudo para fixar pessoas, mais famílias no concelho de Moimenta da Beira.

A cerimónia de entrega dos ‘cheques-prenda’ realizou-se no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, e foi aberta pelo Presidente da Autarquia, Paulo Figueiredo. “Estamos a concretizar um dos mais nobres objetivos políticos a que nos propusemos. Sem pessoas, sem gente no nosso território, não há progresso nem dinâmicas sociais e económicas em desenvolvimento. As crianças são o nosso maior ativo, são o nosso futuro, e creio que esta medida de apoio à natalidade e à adoção pode inverter a tendência de desertificação e envelhecimento tão dramática neste nosso interior, que perdeu 25% da sua população nos últimos 40 anos. É uma medida catalisadora e motivadora que terá efeitos positivos”, acredita o autarca.

“A Câmara Municipal está a fazer, e muito bem, o que o Serviço Nacional de Saúde ainda não pode fazer, por exemplo, apoiando as famílias nas despesas com crescimento dos filhos, na vacinação que é cara e não é comparticipada, e em outras tantas áreas sociais. Esta iniciativa merece todo o nosso aplauso”, testemunhou Elisa Bento da Guia, médica e coordenadora do SUB de Moimenta da Beira.

"Quero sublinhar a relevância da iniciativa concebida pelo Executivo em articulação com a Assembleia Municipal. As nossas crianças são, efetivamente, o nosso futuro", acentuou João Xavier, Presidente da Assembleia Municipal.

O apoio à natalidade e à adoção destina-se às crianças nascidas ou adotadas; à criança registada como natural no concelho; aos indivíduos residentes no Município de Moimenta da Beira à data de nascimento ou adoção que estejam recenseados nos 6 meses anteriores. Os candidatos devem manter-se recenseados no Município pelo período de 10 anos consecutivos e o apoio é concedido até ao terceiro filho. As candidaturas serão efetuadas no Balcão Único da Câmara Municipal.

A cerimónia foi animada com brilhantes desempenhos da Orquestra CemNotas.