“Caminhe com um Doutor”, domingo, 19 de setembro

14 Setembro 2021

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira e a Unidade de Saúde Familiar Aquilino Ribeiro vão promover no próximo domingo, 19 de setembro, às 10 horas, a primeira de seis edições do “Caminhe com um Doutor”. As caminhadas decorrerão mensalmente, no terceiro domingo de cada mês.

Os eventos são gratuitos e não necessitam de inscrição, basta os interessados aparecerem à hora marcada junto do Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira. Os participantes devem ter idade igual ou superior a 18 anos, ou devem ser acompanhados por um adulto.

O primeiro percurso da caminhada terá um grau de dificuldade moderado e duração de uma hora. Este será feito em grupo e com acompanhamento de um técnico de desporto e de um médico.

Devido à situação epidemiológica, os participantes deverão cumprir com todas as regras definidas pela Direção-Geral da Saúde, atualmente em vigor.

A Unidade de Saúde Familiar Aquilino Ribeiro deixa algumas recomendações para uma boa caminhada:

- Use calçado confortável, com sola firme e flexível, de forma a amortecer o impacto no solo (nunca deve usar um calçado novo para uma caminhada);

- Vista roupas confortáveis e use várias camadas, para se adaptar facilmente às diferenças de temperatura;

- Beba água durante a caminhada e faça uma refeição leve antes de começar;

- Se necessário, use óculos escuros e chapéu para se proteger do sol e nunca se esqueça do protetor solar;

- Converse com os restantes participantes durante a caminhada (mas evite falar sobre problemas ou aborrecimentos enquanto caminha!) - enquanto exercita o corpo, também pode exercitar a sua mente.

“Caminhar é uma das coisas mais importantes que podemos fazer pela nossa saúde - é bom para o coração, cérebro, ossos, pulmões, músculos, articulações e até ajuda a prevenir o cancro e outras doenças crónicas”.

“Vamos todos caminhar rumo a uma vida mais saudável!”