“Isto está uma tragédia e as escolas devem fechar já hoje ou amanhã o mais tardar”

20 Janeiro 2021

O Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira apelou hoje ao Primeiro-Primeiro para que encerre as escolas, todas as escolas de todos os ciclos de ensino, já hoje ou o mais tardar amanhã. O apelo foi feito em entrevista que concedeu à Rádio Riba-Távora.

O autarca sempre defendeu que o fecho das escolas nunca pode ser a primeira, mas a última das opões a tomar. Ora, como a situação epidemiológica “está uma tragédia”, o encerramento tem de acontecer agora.

José Eduardo Ferreira fez referência ao último relatório da ARS Norte, e revelou que 5 dos 8 concelhos que fazem parte do ACES Douro Sul registam mais de 2 mil casos em duas semanas por cada 100 mil habitantes. E nós não somos uma exceção. A região norte está um pouco toda assim e o país está também um pouco todo assim.

O autarca diz que “estamos num buraco, temos de deixar de escavar”. E fala nas previsões falhadas. “Não estamos num confinamento geral. As exceções desse estado de emergência são maiores do que as regras e não faz sentido que assim continue. Compreendo e tenho a maior das compreensões pelas decisões que são tomadas, compreendo os erros de avaliações que sistematicamente são cometidos, mas agora temos de olhar para a frente e tomar boas decisões, não podemos negar a realidade”.

Ao mesmo tempo, o Presidente da Câmara pede aos cidadãos que respeitem as regras de auto-proteção. “Não vivemos num estado policial, felizmente, e nós não temos possibilidade de por um polícia a vigiar cada cidadão, meia dúzia de cidadãos ou sequer cada centena de cidadãos, nós somos uma sociedade desenvolvida, que tem capacidade de auto-regulação, e o meu apelo é para que cada um faça por si próprio o que mais ninguém pode fazer”.

Ouvir a entrevista na íntegra, clicando em baixo.

Foto: DR