Passar para o Conteúdo Principal

Informação Epidemiológica – 20 de janeiro de 2021

140304030 4118184068196512 1400324839912703915 o 1 1024 800
20 Janeiro 2021

Acentuou-se, infelizmente, o quadro epidemiológico, com a confirmação de mais 27 casos positivos nas últimas 24 horas no nosso concelho, situação que lamentamos profundamente. Este cenário tão crítico, e extremamente grave, estende-se a toda a região, onde o vírus está também disseminado e se propaga em todas as direções.

O aparecimento de novos e tantos casos positivos está também muito associado ao elevado número de testes que tem vindo a ser feito nestes últimos dias, ritmo de testagem que vai manter-se e até aumentar, agora que começaram também a ser realizados nas nossas escolas, pelo que é expectável que suba ainda mais a contagem diária de novos casos positivos.

Ora, com esta situação epidemiológica tão grave e com tendência a piorar ainda mais, só nos resta voltar ao apelo a toda a nossa população para que cumpra de forma escrupulosa, e sem exceções, com todas as regras recomendadas pela DGS, regras já tão conhecidas de todos nós: o uso de máscara, a etiqueta respiratória, a higienização regular das mãos e o sempre necessário distanciamento social, entre outras medidas. Só assim, sendo respeitadores, poderemos travar e inverter o avanço tão avassalador da doença.

O Município de Moimenta da Beira, como sempre tem afirmado, está totalmente disponível para apoiar toda a sua população, utilizando todos os meios que tem ao seu alcance. E lembra que tem também, para esse feito, uma Linha de Apoio (254 520 108) para onde pode sempre ligar, e ainda a Equipa Multidisciplinar que no terreno anda a prestar toda a ajuda necessária, em especial a quem está a cumprir isolamento profilático.

Relembramos para que todos estejam muito atentos ao eventual aparecimento de sintomas. Assim, se tiver algum indício, como febre, tosse seca, cansaço, tensão e dores musculares, dores de garganta, insuficiência respiratória, procure de imediato assistência médica, ligando para a linha telefónica SNS 24, 808 24 24 24.

Manifestamos a nossa máxima solidariedade a todos os que sofrem, aos seus familiares, amigos e a toda a comunidade, mantendo o Município todos os esforços para que tudo regresse à normalidade desejada por todos.

A saúde da nossa comunidade depende da responsabilidade de todos nós.

Não facilite, por favor, colabore, seja um agente de saúde pública! Prefira fontes credíveis de informação.

Muito obrigado.