Passar para o Conteúdo Principal

Paulo Sanches, “Professor do Ano 2020”

Paulo sanches 1 1024 800
17 Dezembro 2020

É o segundo prémio nacional que lhe é atribuído no espaço de um ano apenas. Em novembro de 2019, a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica “Ciência Viva” distinguiu-o com “Prémio Ciência Viva - Associação Mutualista Montepio - Educação 2019”. Agora, um ano depois, a Comissão Editorial da Casa das Ciências deu-lhe o prémio “Professor do Ano”, em reconhecimento do seu mérito como docente e da sua disponibilidade de partilhar a sua experiência com os colegas, e, acrescenta-se, os alunos e a comunidade em geral.

Paulo Sanches é um apaixonado pela Astronomia e um excecional divulgador da cultura científica e tecnológica em Portugal. Em Moimenta da Beira, onde é professor de Física e Química na Secundária local, desde 1998, e ali fundador do Clube das Ciências no ano seguinte, tem organizado e dinamizado um sem número de eventos científicos, entre eles a maior “Concentração de Telescópios” que se realiza em Portugal e o projeto mais original de todos, um “Sistema Solar à escala do Concelho”.

Dele, destaca-se o que escreveu para a Revista “Ciência Elementar”, de 4 de dezembro de 2020, da Casa das Ciências, José Ferreira Gomes, do Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto: “Envolveu-se fortemente, em 2009, no Ano Internacional da Astronomia. Tendo lançado a nível nacional a “Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira”, de que já realizou seis edições (2009, 2010, 2012, 2014, 2016 e 2018) que muito tem contribuído para dinamizar a região, reunindo ali todos os anos centenas de pessoas de todo o país. Representou Portugal no International Space Camp 2010, no U.S. Space and Rocket Center, ligado à NASA, na cidade de Huntsville, no estado do Alabama dos Estados Unidos da América, tendo levado dois alunos do Clube das Ciências. Em novembro de 2018, foi distinguido como “Professor EspAcial”, pelo ESERO (European Space Education Resource Office) Portugal e, em 2019, o Prémio Ciência Viva Educação. É membro da Casa das Ciências, colaborando regularmente com artigos na Revista de Ciência Elementar e atividades nos encontros”.

Mais registos sobre o Prémio atribuído a Paulo Sanches:

- Casa das Ciências