Informação Epidemiológica – 13 de setembro de 2020

13 Setembro 2020

Ao longo de 84 dias seguidos, com início a 9 de abril, e fim a 1 de julho, o Município de Moimenta da Beira publicou a informação epidemiológica que considera adequada a um cabal esclarecimento da população, com vista à defesa dos seus interesses sanitários, sem nunca colocar em causa o direito à privacidade de cada cidadão, especialmente quando em situação de fragilidade, como seguramente acontece a quem seja afetado, de alguma forma, pela Covid-19.

Na 4ª feira passada, 9 de Setembro, foi retomada após a confirmação de 3 (três) novos casos, e cumprindo a legislação relativa à proteção de dados, depois de um longo interregno em que felizmente não se registou qualquer caso positivo no nosso Concelho. Manteremos esta comunicação enquanto se justificar, sempre no maior respeito pelo direito à privacidade de cada cidadão, tendo sempre em grande atenção os mais fragilizados, mas sem deixar de intervir, por todos os meios, em conjunto com todos os nossos parceiros, no sentido de prevenir a disseminação do vírus e de proteger as suas vítimas e toda a população.

A informação publicada resulta da compilação, da responsabilidade do Município, de toda a informação validada pelas entidades oficiais, atualizada para a hora em que é divulgada, e no respeito pelos respetivos critérios.

Não se verifica hoje, domingo, o registo de qualquer novo caso positivo, estando todos os casos detetados nos últimos dias em condições de confinamento ou de isolamento profilático, tanto os próprios como os respetivos contactos, mantendo as autoridades de segurança a respetiva vigilância, com vista ao respetivo cumprimento.

A evolução clínica de todos os casos detetados, assim como dos respetivos contactos, a quem determinaram o cumprimento de medidas de isolamento, quando justificadas, é acompanhada pelas autoridades de saúde, em permanência, prestando o Município uma total e permanente cooperação a todas as vítimas e a todas as autoridades, a quem registamos um forte agradecimento.

Apesar do empenhamento de todos, que agradecemos penhoradamente, apelamos ao cumprimento das regras definidas pela DGS, e das instruções das autoridades, em todas as circunstâncias, e particularmente na atividade de colheitas, que por estes dias vivemos intensamente.

O grande número de testes que têm sido realizados nos últimos dias, pode levar ao surgimento de novos casos positivos, possibilidade que devemos ter muito em conta nos comportamentos que adotamos todos os dias.

Manteremos a nossa prioridade no combate à pandemia, utilizando em cada momento o melhor conhecimento à nossa disposição, e adotando as melhores práticas para a defesa da saúde de todos e de cada um.

É agora que precisamos de contar uns com os outros, e contamos!