“A Terra Treme”, simulacro/exercício amanhã no Centro Escolar de Moimenta da Beira

14 Novembro 2019

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil promove anualmente o exercício público de âmbito nacional de sensibilização para o risco “A Terra Treme”. Este ano, a 7ª edição realiza-se amanhã, sexta-feira, 15 de novembro, às 11h15. Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual todos os que quiserem, estejam onde estiverem, são convidados a executar os três gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR. O objetivo deste exercício é capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de sismo, e ainda chamar a atenção para a importância de comportamentos simples que devem adotar, simples mas que podem salvar vidas.

Em Moimenta da Beira os Serviços Municipais de Proteção Civil vão alargar e concentrar esta ação no Centro Escolar da vila. O simulacro/exercício, aqui, tem como público-alvo a comunidade escolar do 1º Ciclo e incluiu ações de sensibilização logo a partir das 9h15. O programa contempla ainda, às 11h15, o exercício dos três gestos que salvam, em 1 minuto, e, logo de seguida outro de evacuação da escola. O exercício termina com o briefing final.

Estarão envolvidos, como agentes de Proteção Civil, além do Serviço Municipal de Proteção Civil, a GNR, os Bombeiros Voluntários, Fiscalização Municipal, Serviços de Saúde (SUB), INEM e um conjunto de organizações como a Câmara Municipal, Destacamento Territorial de Moimenta da Beira da GNR, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntário de Moimenta da Beira, Ministério da Saúde (ACES Douro Sul II), Instituto Nacional de Emergência Médica (SIV de Moimenta da Beira), Agrupamento de Escolas (1º Ciclo), Associação de Pais e Comunidade em geral.

Mais informações aqui.