Concurso Literário de Prosa e Poesia do Festival Serranias 2018, em Soutosa, Moimenta da Beira

02 Outubro 2018
É o primeiro Concurso Literário de Prosa e Poesia do Festival Serranias, evento que se realiza em Soutosa, Moimenta da Beira, anualmente desde 2015, e cuja edição de 2018 já tem data marcada: 3 e 4 de novembro. Para concorrer, basta ler com atenção as Normas de Participação descritas abaixo.

I - A Comissão Organizadora do “Serranias” (evento levado a efeito, há quatro anos consecutivos, pela União de Freguesias de Peva e Segões, Comissão dos Compartes, Câmara Municipal, Associações Culturais, Recreativas e de Solidariedade da freguesia) pretende levar a cabo no ano de 2018 a 1ª edição do Concurso Literário de Prosa e Poesia. Este Concurso tem como objetivos: promover e incentivar o gosto pela leitura; consolidar hábitos de escrita, divulgar novos talentos literários; dar a conhecer a região.

II – O Concurso Literário de Prosa e Poesia- I edição do Serranias em Soutosa - Moimenta da Beira está aberto à participação da comunidade em geral residente ou não neste concelho e divide-se em dois escalões:
Escalão A - dos 9 anos aos 18 anos, inclusive.
Escalão B – a partir dos 18 anos.

III - Todos os trabalhos apresentados a concurso terão de ser inéditos e originais.

IV - O Concurso Literário de Prosa e Poesia- Serranias – I edição aborda as áreas de Prosa e Poesia, com tema e formato livres, contudo, é obrigatória a utilização das palavras: Serranias, Aquilino Ribeiro e rio.

V - Normas de apresentação:
1. Prosa:
1.1. Até 4 páginas A4 brancas;
1.2. Textos processados por computador, em cor preta.
2. Poesia:
2.1. Entre 1 e 2 páginas A4 brancas;
2.2. Textos processados por computador, em cor preta.
3. Os trabalhos devem ser apresentados em suporte digital. O texto deve ser apresentado em TIMES NEW ROMAN tamanho 12 e com espaçamento entre linhas 1,5. Quaisquer gravuras ou outros efeitos decorativos não serão tidos em conta para o concurso.
4 - Os trabalhos devem ser assinados única e exclusivamente por um pseudónimo escolhido pelo autor, sendo inválidos os concorrentes que usem identificação própria.
5 – Cada participante pode concorrer com dois textos, desde que em modalidades diferentes (poesia/ prosa).

VI - Envio
Os trabalhos deverão ser enviados por correio eletrónico para o endereço serraniassoutosa@gmail.com
No assunto: “Concurso Literário de Prosa e Poesia - I edição “
Acompanhadas de nome do autor, telefone, domicílio, idade e endereço eletrónico do/da autor.
Referir o escalão a que concorre mencionado no ponto II “Escalões“.
Quando o participante for menor de 16 anos, o encarregado de educação deverá preencher a declaração anexa a este regulamento.

VII - O prazo de entrega dos trabalhos decorre até às 0:00h do dia 27 de outubro de 2018.

VIII - O Júri do Concurso será constituído por três elementos: um professor de Português, um escritor e um conhecedor da zona.

XIX - O Júri pode deliberar a não atribuição dos prémios caso entenda que os trabalhos não reúnem a qualidade exigida.
1. Não haverá recurso da decisão do Júri.

X - O Júri atribuirá dois prémios pecuniários por cada escalão e por cada modalidade.
1º prémio - 70 euros
2º prémio - 30 euros

XI – Todos os participantes receberão um prémio e um diploma de participação, desde que presentes ou representados na cerimónia de entrega dos prémios.

XII - O Júri poderá atribuir Menções Honrosas.

XIII - A Comissão Organizadora do “Serranias” reserva-se o direito de divulgar e promover os participantes no Concurso e as respetivas obras junto da comunicação social e outras instâncias, ficando a Comissão Organizadora do “Serranias” titular dos direitos de autor para uma eventual primeira edição da publicação das obras por parte de uma editora.

XIV - A entrega dos prémios será feita em quatro de novembro, pelas 14 horas, aquando do evento “Serranias” ficando já todos os participantes convocados para o efeito.

XV - Os casos omissos nas presentes normas de participação serão estudados e resolvidos pela Organização do “Concurso Literário de Prosa e Poesia –I edição” e pelo Júri.

XVI - A participação no “Concurso Literário de e Poesia- I edição”, consumada através da entrega dos trabalhos, implica a incondicional e integral aceitação de todos os pontos do presente documento.

Organização: Comissão organizadora do evento “Serranias“.