Passar para o Conteúdo Principal

Fundação Aquilino Ribeiro

imagem
imagemA nobre casa de Aquilino Ribeiro, em Soutosa, datada do séc. XIX dá lugar à Fundação Aquilino Ribeiro (FAR), instituição de utilidade pública sem 
fins lucrativos. A casa senhorial, como muitos lhe chamam, tem como objetivo promover a vida e obras literárias de Aquilino Gomes Ribeiro e
 preservar as memórias do escritor, valorizando os bens culturais e promoção da sua obra com objetivos científicos, educativos e lúdicos.
Aquilino, nasceu em 1885 na freguesia de Carregal, Sernancelhe, mas foi em Soutosa, concelho de Moimenta da Beira, que o escritor passou parte da sua infância, mudou-se para a aldeia juntamente com os seus pais, aos dez anos de idade.
Após a morte de seu pai, Aquilino herda, em 1918, a exímia casa de Soutosa que aparece sempre como refúgio na vida crucial do escritor.
A sua cronologia é extensa, o mestre passou e viveu em diferentes lugares, colocando-se em fuga diversas vezes, combatendo sempre as ditaduras. No entanto, nunca deixou para trás a escrita onde a palavra liberdade era fulcral em todos os seus romances.
Em vida publicou 69 livros onde abordavam diversas áreas, como a ficção, memórias, literatura, biografias, estudos de história e etnologia, teatro, crítica literária, entre outras. Em 1907, em parceria com José Ferreira da Silva escreve A Filha do Jardineiro, obra de ficção e de crítica às figuras do regime.
De linguagem provinciana e de cariz prosador do séc. XX, e através de uma escrita original, Aquilino afirmava com persistência que “alcança quem não cansa”, uma das frases mais conhecidas do autor.
A Casa-Museu presenteia-nos com centenas de objetos pessoais do escritor, como livros, postais e fotografias. Sem esquecer, o extenso jardim, o pátio interior da Casa, os anexos de lavoura, a Biblioteca de Aquilino, situada na casa de São João que possui também um auditório e, a Casa do Aldeão que é conhecida por ser uma casa doméstica dos finais do século XIX, princípios do século XX, onde possui utensílios usados nos nossos antepassados.
A FAR é o local ideal para conhecer e compreender o mundo retratado pelo mestre Aquilino, talvez divagar e entender os porquês da sua luta e persistência pela igualdade e liberdade.

Info
Morada
Rua Juíz Conselheiro Aníbal Aquilino Ribeiro, 3620-443 Soutosa 
GPS: 40.887614, -7.667975
Contactos
Telf.: 232 607 293
E-mail: fundacaoaquilinoribeiro@gmail.com
Horário

terça-feira a sexta-feira das 09:30–18:00
sábado - 10:00–18:30
domingo - 14:00–17:00
segunda-feira - Encerrado